Benefícios

Serviços que são oferecidos aos Motoristas através do e-CNH

Serviços que são oferecidos aos Motoristas através do e-CNH Para facilitar a vida das pessoas, os serviços dos Detrans estão ficando mais digitais. Hoje já é possível rodar apenas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital: é sóbaixar o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Outro serviço digital importante é o e-CNH.

Mas não confunda e-CNH com CNH-e. São duas coisas bem diferentes.

CNH digital, baixada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, também pode ser chamada de CNH-e — Foto: Divulgação

CNH digital, baixada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, também pode ser chamada de CNH-e —

O que é CNH-e?

CNH-e é usado para se referir a habilitação digital. O nome era mais usado quando o aplicativo se chamava CNH Digital e, como já foi dito, atualmente se chama Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O app CDT está disponível para todo o Brasil e o procedimento para baixar a habilitação é feito por meio de um código enviado pelo Detran, portanto, é necessário consultar o departamento do respectivo estado para ter a indicação correta de como ter esse código e baixar documento digital.

Uma vez baixado, ele substitui o documento impresso, porém, só é válido oficialmente se for apresentado por meio do aplicativo CDT. Não adianta tirar um print de tela, por exemplo, e apresentar a imagem reproduzida caso seja solicitado.

Para quem não tem o QR Code na parte de trás do documento impresso, que virou obrigatório a partir de maio de 2017, não consegue baixar a CNH digital. Mas há duas opções: ou o motorista espera a próxima renovação, que o QR Code virá de forma automática, ou solicita uma segunda via do documento que já virá com automaticamente com uma versão online.

O que é e-CNH?

e-CNH é um sistema utilizado apenas pelo Detran.SP para a execução de serviços relacionados à habilitação de condutores, substituindo o antigo Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Formação de Condutores (Gefor).

Como acessar e-CNH?

Basta ter acesso à internet e entrar no site https://www.e-cnhsp.sp.gov.br.

Quais serviços estão disponíveis no e-CNH?

Por meio do e-CNH, ou e-CNH-sp, as pessoas podem iniciar a abertura de processos referentes aos seguintes serviços: primeira habilitação, renovação de habilitação, reabilitação (processo quando o condutor perde a carteira por estourar o limite de pontos) e adição de categoria.

Para quem for tirar a primeira habilitação, também é possível realizar consultas de aulas práticas, teóricas e do simulador. Motoristas de outros países também podem fazer o registro de sua habilitação no campo: “Registro de CNH Estrangeira”.

Como realizar o pré-cadastro no e-CNH?

Depois que selecionar a opção do serviço desejado, é necessário fazer um pré-cadastro. Preencha todos os dados solicitados, faça o agendamento de data e hora, imprima o protocolo, o requerimento (este só em caso de primeira habilitação) e compareça ao Poupatempo selecionado com os documentos originais e cópias.

Esses são os serviços disponíveis no sistema e-CNH São Paulo  — Foto: Reprodução

Esses são os serviços disponíveis no sistema e-CNH São Paulo — Foto:

Captação de digitais, fotografia e assinatura digital serão feitas no próprio local, caso haja necessidade. Agora na pandemia os procedimentos para renovação podem ter alterações na captação de digitais e fotografia.

O pré-cadastro do e-CNH é pago?

Não. É um serviço disponível gratuitamente a todos os cidadãos do Estado de São Paulo.

O Poupatempo funciona na fase vermelha da pandemia?

Por enquanto, os serviços do e-CNH e todos os outros que precisam de atendimento presencial estão suspensos, pois todas as unidades do Poupatempo estão fechadas até o dia 30 de abril, em decorrência da fase vermelha.

Os agendamentos até esta data são automaticamente cancelados.

To Top