Entenda como funciona o exame aplicado pelo Encceja
Benefícios

Entenda como funciona o exame aplicado pelo Encceja

encceja

Entenda como funciona o exame aplicado pelo Encceja O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio. As provas do Encceja acontecerão no dia 25 de abril de 2021. O período de inscrição será de 11 a 22 de janeiro de 2021.

Para você se preparar, o Inep oferece material de estudo gratuito para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Acesse também os nossos canais de comunicação e fique por dentro de tudo!

No Portal do Inep você encontra todas as informações que precisa sobre o Exame. Constantemente, também atualizamos as nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter para você ficar sempre bem informado.

Certificação x Declaração de Parcial de Proficiência

Os resultados do Encceja permitem a emissão de dois documentos:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:
  • Declaração Parcial de Proficiência:

Atenção:

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas não emite certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa é das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação parceiros do Inep. Durante a inscrição você precisa escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.

Quem pode participar do Encceja?

A participação no Encceja 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e no mínimo 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame.

É preciso estar frequentando ou ter frequentado a escola para participar do Encceja?

Não. A prova é aberta a todos os que quiserem buscar certificação, independentemente de terem frequentado a escola algum dia ou não, desde que tenham 15 anos completos (para buscar o certificado de ensino fundamental) ou mais de 18 anos completos (para buscar o certificado de ensino médio) no dia do exame.

O que “cai” na prova do Encceja?

Tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, o exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. 

No ensino fundamental, as provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares:

Área do conhecimentoComponentes curriculares
Ciências naturaisCiências
MatemáticaMatemática
Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redaçãoLíngua portuguesa com redação, inglês, espanhol, artes e educação física
História e geografiaHistória, geografia, filosofia e sociologia

 No ensino médio, as provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares:

Área do conhecimentoComponentes curriculares
Ciências da natureza e suas tecnologiasQuímica, física e biologia
Matemática e suas tecnologiasMatemática
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redaçãoLíngua portuguesa com redação, inglês, espanhol, artes e educação física
Ciências humanas e suas tecnologiasHistória, geografia, filosofia e sociologia

Como saber meu local de provas e acompanhar minha inscrição?

O participante escolhe, durante a inscrição, o município onde irá realizar o Encceja e deve acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do seu local de provas no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja. 

O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja, em data a ser divulgada. O cartão informará número de inscrição, data, hora e local de realização das provas, indicação das áreas de conhecimento e da etapa de ensino, solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social, se for o caso, e indicação da secretaria estadual de Educação ou do instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia que pleiteará a certificação.

Quais as datas e horários das provas do Encceja?

As provas acontecem no dia 25 de abril de 2021, de manhã e à tarde.

Horário das provas | Ensino fundamental

Das 9h às 13h:

Como serão corrigidas as provas objetivas?

As marcações das respostas contidas no Cartão-Resposta são processadas por leitura óptica, para que se proceda à correção. O cálculo das notas nas provas objetivas tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

O desempenho do participante na prova objetiva, calculado com base na TRI, será quantificado em cada prova, em uma escala de proficiência com média 100 e desvio-padrão de 20 pontos. A nota global da redação varia de 0 a 10.

Como buscar a certificação depois de fazer o exame do Encceja?

No momento da inscrição, o participante escolherá a instituição que emitirá seu certificado, caso obtenha nota suficiente nas provas, a partir de uma lista apresentada pelo Inep. É importante escolher uma instituição certificadora que seja de fácil acesso, para viabilizar o atendimento presencial quando necessário. 

O Inep disponibilizará os resultados individuais dos participantes às instituições certificadoras para possibilitar o processo de certificação. É responsabilidade delas o uso dos resultados do exame e a emissão dos documentos necessários para a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio e a emissão da Declaração Parcial de Proficiência aos participantes.

To Top