Economia

Preços ao produtor da zona do euro sobem mais que o esperado em abril

BRUXELAS (Reuters) – Os preços ao produtor da zona do euro subiram mais do que o esperado em abril, impulsionados pela alta nos preços de energia, segundo dados do escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, divulgados nesta quarta-feira.

O Eurostat disse que os preços nas portas das fábricas nos 19 países que compartilham o euro subiram 1,0% em relação ao mês anterior, o que significa um salto de 7,6% em relação a abril de 2020. Economistas consultados pela Reuters esperavam um aumento de 0,9% no mês e um ganho de 7,3% na comparação ano a ano.

Os preços dos bens intermediários foram os que mais subiram em abril ante março, avançando 1,8%, com os custos da energia registrando o segundo maior aumento, de 1,0%. Porém, em termos anuais, foi a energia que mais contribuiu para o resultado, com os preços em alta de 20,4% em relação a abril de 2020, enquanto os bens intermediários registraram alta de 6,9%.

Sem a volatilidade da energia, a alta mensal dos preços ao produtor foi exatamente a esperada pelos economistas — de 0,9%. Na comparação com o mesmo período de abril, a alta foi de 3,5%.

(Por Jan Strupczewski)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5118K-BASEIMAGE

To Top