Asia

Reino Unido recebe sinal verde para início de negociações sobre adesão a acordo comercial do Pacífico

Por Daniel Leussink e William James

TÓQUIO/LONDRES (Reuters) – Os países membros do Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP, na sigla em inglês) concordaram nesta quarta-feira em permitir que o Reino Unido inicie o processo de adesão ao pacto, disse o ministro da Economia do Japão.

A decisão marca mais um passo nos esforços do Reino Unido para se afastar da Europa, construir influência global e formar novos laços comerciais com economias em crescimento mais rápido após sua saída da União Europeia no final de 2020.

O ministro da Economia do Japão, Yasutoshi Nishimura, disse a repórteres que saudou o início do processo de adesão do Reino Unido após uma reunião online de ministros dos 11 países que compõem o acordo comercial.

“A potencial adesão do Reino Unido apoiaria os interesses mútuos, valores comuns e compromisso de manter o sistema comercial baseado em regras compartilhadas pelos membros do CPTPP”, disseram os 11 países membros em comunicado.

A adesão é vista pelos ministros britânicos como uma das várias maneiras de construir influência na região para ajudar a promover o livre comércio e agir como um contrapeso à China – acusada de minar o comércio e distorcer os mercados com subsídios estatais.

A ministra britânica do Comércio, Liz Truss, disse que saudou a decisão e que apresentará seus planos ao Parlamento nas próximas semanas.

(Por Daniel Leussink e William James)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5118E-BASEIMAGE

To Top