Benefícios

Imposto de Renda não entregue pode deixar seu CPF irregular

imposto de renda

Imposto de Renda não entregue pode deixar seu CPF irregular CPF pode ter status alterado para pendente de regularização, mas isso só afeta quem estava obrigado a fazer a entrega.

Quem estava obrigado a declarar o Imposto de Renda 2021 e perdeu o prazo da entrega da declaração que terminou nesta segunda-feira (31), ainda precisa prestar contas ao Leão para não ter problemas com o CPF.

O consultor tributário Valter Koppe explica que o CPF de quem não entrega a declaração pode mudar a qualquer momento para “pendente de regularização”, o que já causa diversos transtornos para o contribuinte. Isso só vale para quem estava obrigado a declarar, é bom lembrar. “Para quem não estava obrigado, não acontece nada, porque a declaração de isento nem existe mais”, diz.

Para acertar a situação ele recomenda enviar a declaração o mais rápido para evitar que isso aconteça. O fato de estar obrigado e não ter prestado contas no tempo certo vai acarretar ao contribuinte uma multa por atraso na entrega de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido.

Qual é o problema de ter o CPF pendente de regularização?

Segundo Koppe, na prática, o contribuinte com o CPF irregular não tem mais acesso ao crédito: não consegue mais fazer empréstimo, financiamento, comprar casa, carro.

O CPF irregular também impede de tirar passaporte, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até mesmo prestar concurso público.

Isso sem falar nos problemas para movimentar a conta no banco. “Quem precisa receber pagamentos do INSS por uma conta no banco pode ficar impedido se o CPF estiver pendente de regularização, afirma Valter Koppe, ex-supervisor regional do IR em São Paulo.

Essas dificuldades podem começar até mesmo antes do CPF ficar irregular. Um exemplo: os bancos costumam pedir a declaração do IR atualizada para conceder empréstimos, pois essa é uma das maneiras de avaliar a capacidade de pagamento da pessoa. Sem esse instrumento, essa avaliação já fica prejudicada e o empréstimo pode não ser concedido.PUBLICIDADE

Como regularizar o CPF

Para regularizar o CPF que está pendente de regularização é preciso fazer a declaração que ficou faltando.  É importante baixar o programa correto para fazer a declaração de cada ano.

Faça aqui o download do programa do IR 2021. Mais abaixo, na mesma página, é possível encontrar também os links para os programas anteriores do IR, até o ano de 2016 (relativo ao ano-calendário 2015).

Saiba se seu CPF está regular

É possível consultar a situação do seu CPF na página da Receita Federal. Para isso, é preciso informar o número do CPF e a data de nascimento.

Para consultar a situação do CPF é preciso informar o número do documento e data de nascimento

Para consultar a situação do CPF é preciso informar o número do documento e data de nascimento

Também é possível verificar a situação do seu CPF pelo aplicativo CPF digital.

Para quem não sabe qual é a declaração que está faltando, é possível fazer a consulta pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

ARTE IR 2021 - PRAZO 31 MAIO - TIRA DÚVIDAS
Fonte R7
To Top