Brasil

Biden apela a norte-americanos a ajudarem a acabar com pandemia no dia da Independência

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou o 245º aniversário do país no domingo abrindo os portões da Casa Branca e pedindo que todos os norte-americanos façam sua parte para acabar com a pandemia de Covid-19 de uma vez por todas.

“Neste ano, o 4 de Julho é um dia de comemoração especial, já que estamos emergindo da escuridão de… um ano de pandemia e isolamento, um ano de sofrimento, medo e perdas de partir o coração”, disse Biden em uma festa na Casa Branca aberta a cerca de mil pessoas, incluindo famílias de militares e funcionários envolvidos na reação à Covid-19.

“Nunca mais queremos estar onde estávamos um ano atrás hoje”, acrescentou.

O maior evento realizado na Casa Branca desde que Biden tomou posse, em janeiro, incluiu hambúrgueres e fogos de artifício e foi planejado para dar aos norte-americanos algo para comemorar agora que sinais de normalidade voltam na esteira de uma pandemia de coronavírus que já matou mais de 600 mil pessoas no país.

Mesmo assim, os EUA ficaram aquém da meta de Biden: ter dado ao menos uma dose de vacina a 70% dos adultos até o feriado. A cifra está em cerca de 67%, já que algumas pessoas resistem à vacinação, o que preocupa as autoridades de saúde agora que a variante Delta mais agressiva ameaça provocar outro surto.

Biden lamentou as vidas perdidas, elogiou os compatriotas que auxiliaram a reação de emergência do país e disse que as vacinas são a melhor defesa contra novas variantes do vírus.

(Por Trevor Hunnicutt em Washington; reportagem adicional de Simon Lewis)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH640ED-BASEIMAGE

To Top