Economia

BCE debateu redução da compra de títulos em reunião de junho, mostra ata

As autoridades do Banco Central Europeu (BCE) debateram um corte no volume de compra de títulos na reunião de 10 de junho, antes de concordarem em manter o nível elevado de estímulo, mostrou a ata do encontro nesta sexta-feira.

Enfrentando o aumento dos custos dos empréstimos em meio a uma recuperação ainda incipiente, as autoridades do BCE pareciam preocupadas que um afastamento antecipado do mercado pudesse elevar os rendimentos e sufocar o crescimento econômico, já que alguns setores importantes ainda não estão firmes o suficiente, mesmo que o crescimento esteja agora relativamente rápido.

“Em vista das melhores perspectivas para o crescimento e a inflação, e os riscos altistas associados, foi, no entanto, argumentado que, para fornecer o mesmo grau de acomodação, as compras de ativos deveriam ser reduzidas um pouco”, disse o BCE.

Em última análise, no entanto, as condições de financiamento foram avaliadas como “muito frágeis” para permitir uma redução significativa no ritmo de compras sem o risco de um aumento desordenado nos rendimentos, acrescentou o BCE.

Mas os comentários da reunião de junho podem não fornecer uma orientação firme sobre o próximo movimento de política monetária do banco central, uma vez que a nova estratégia, divulgada na quinta-feira, será provavelmente a principal orientação para as decisões já na reunião do BCE de 22 de julho.

A nova estratégia fixou a meta de inflação do banco em 2%, desistindo de sua formulação anterior de “abaixo, mas perto de 2%”, e sinalizou que períodos de baixa inflação, como os vividos atualmente, poderão exigir ações de política monetária mais persistentes.

(Por Balazs Koranyi)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH680OS-BASEIMAGE

To Top