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INSS vai atender na agência quem tem dificuldades no atendimento online

INSS vai atender na agência quem tem dificuldades no atendimento online Serviço presencial poderá ser agendado, por telefone ou no posto, a partir desta quinta (15).

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciará nesta quinta-feira (15) o agendamento para o atendimento nas agências da Previdência de segurados que precisam de serviços que não podem ser realizados a distância, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

O serviço, chamado atendimento especializado, é voltado para o público que não estava conseguindo atendimento presencial devido à pandemia de Covid-19, que levou o órgão a restringir o acesso aos postos para a execução de tarefas específicas, como o cumprimento de exigência (entrega de documentos) e perícias médicas.

Um dos serviços listados como disponíveis nas agências é, justamente, a “impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos”.

Para agendar o serviço, o cidadão deve ligar para o telefone 135. O atendente analisará a solicitação do usuário e, se a situação se enquadrar nos casos listados na Portaria 908, publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União, o agendamento será realizado.

Esse agendamento também poderá ser feito diretamente nas agências, para uma data próxima, nos casos em que o cidadão não tenha condições de fazer o pedido pelo telefone 135.

Segundo portaria da diretoria de benefícios do órgão, o atendimento especializado estará disponível para os seguintes serviços:

  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos
  • Apresentar contestação de NTEP (nexo técnico epidemiológico)
  • Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual
  • Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços
  • Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito
  • Consulta à consignação administrativa
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico
  • Solicitar Retificação de CAT
  • Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa / MOB PRESENCIAL
  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida
  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru – Fonte: Agora
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