EXCLUSIVO-Irã diz que só retomará conversas nucleares após posse de novo presidente
Internacional

EXCLUSIVO-Irã diz que só retomará conversas nucleares após posse de novo presidente

EXCLUSIVO-Irã diz que só retomará conversas nucleares após posse de novo presidente

O Irã não está preparado para retomar negociações sobre a volta do cumprimento do acordo nuclear de 2015 antes do início do governo do presidente eleito, Ebrahim Raisi, disse uma fonte diplomática na quarta-feira.

A fonte, que falou pedindo anonimato, disse que o Irã transmitiu esta mensagem às autoridades europeias que atuam como interlocutoras das negociações indiretas entre os Estados Unidos e o Irã e que a crença atual é que as conversas em Viena não serão retomadas antes de meados de agosto.

“Eles não estão preparados para voltar antes do novo governo”, disse a fonte, acrescentando que não está claro se isto significa até Raisi tomar posse formalmente, em 5 de agosto, ou até a nova gestão estar em atividade

“Agora provavelmente não conversamos antes de meados de agosto”, disse a fonte.

Começaram em abril as conversas sobre a retomada do acordo nuclear de 2015, mas elas parecem ter travado depois da sexta rodada encerrada em 20 de junho, e não há sinal de quando podem recomeçar.

O pacto, que o ex-presidente norte-americano democrata Barack Obama negociou e o ex-presidente republicano Donald Trump abandonou, estabeleceu um meio-termo, levando o Irã a aceitar limites ao seu programa nuclear em troca da amenização de sanções econômicas.

Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano confirmou que o Irã pediu mais tempo por causa da transição presidencial.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6E0QX-BASEIMAGE

To Top