Petição online pede minuto de silêncio nos Jogos para lembrar vítimas de Hiroshima
Últimas Notícias

Petição online pede minuto de silêncio nos Jogos para lembrar vítimas de Hiroshima

portalmixvalegoogle

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ex-prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, 78, lançou uma petição online pedindo que haja um minuto de silêncio durante a Olimpíada de Tóquio para lembrar as vítimas da bomba atômica lançada na cidade em 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

No pedido, a homenagem aconteceria no mesmo dia e horário (8h35, no horário local) em que o ataque aconteceu. A data do bombardeio a Nagasaki, 9 de agosto, já não formaria parte do período da Olimpíada, que será encerrada na véspera.

Na semana passada, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, visitou Hiroshima em meio à oposição de alguns sobreviventes da bomba atômica que disseram que a viagem havia tido motivação política.

“Ele não deve ter objeção à importância de espalhar a mensagem de Hiroshima e Nagasaki ao mundo”, afirmou o ex-prefeito, em entrevista à agência Kyodo News.

“Se não agirmos em 6 de agosto, que ocorre durante os Jogos, não teremos o direito de celebrar [a Olimpíada] um festival de paz”, acrescentou Akiba.

To Top