Agro

Plantio de trigo no RS vai a 97%; clima favorece desenvolvimento inicial, diz Emater

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de trigo 2021 no Rio Grande do Sul atingiu nesta semana 97% das áreas projetadas, avanço de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior, com as condições climáticas favorecendo o desenvolvimento inicial da cultura, disse a Emater-RS nesta quinta-feira.

O ritmo da safra deste ano permanece à frente da média histórica para o período, de 94%, mas apura leve atraso na comparação com mesmo momento de 2020, quando a semeadura chegava a 99%.

Segundo informativo conjuntural do órgão ligado ao governo gaúcho, 100% das áreas semeadas seguem em germinação/desenvolvimento vegetativo. Neste período, em média, 3% das áreas já costumam figurar no estágio de floração.

“A primeira metade da semana foi caracterizada por temperaturas médias no período da tarde, altas para época, boa incidência de radiação solar e pela permanência de tempo firme”, disseram técnicos da Emater-RS.

“Na maioria das regiões produtoras, a partir de quarta-feira o tempo ficou encoberto e as chuvas voltaram, provocando queda das temperaturas. Esse cenário favoreceu o trigo no RS”, acrescentou a entidade.

Para a semana que vai desta quinta-feira ao dia 28 de julho, as previsões meteorológicas indicam pancadas de chuva, frio e geadas no Rio Grande do Sul, com grande amplitude térmica em todas as regiões até domingo, disse a Emater-RS.

A entidade espera que a safra de trigo 2021 do Rio Grande do Sul, segundo maior produtor do país, atinja 2,89 milhões de toneladas, conforme sua estimativa mais recente.

(Por Gabriel Araujo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6L1B5-BASEIMAGE

To Top