X

Veja dicas antes de comprar um ar-condicionado

Veja dicas antes de comprar um ar-condicionado O inverno é uma das melhores épocas para se comprar um ar-condicionado, já que a menor procura por esses aparelhos faz os preços caírem. Mas a chance de economizar não pode acarretar numa compra por impulso que, futuramente, vai causar dor de cabeça. O técnico em eletrotécnica e mecânica Raphael Peixoto diz que, antes de escolher o modelo, é necessário saber onde ele será instalado.

— Por norma, o ideal é que o equipamento fique de frente para o maior vão. Ou seja, em um cômodo de 10 m x 5 m , o ar-condicionado será colocado na parede de comprimento maior. É o que determina o padrão de instalação — orienta.

O especialista explica que é importante consultar se o aparelho escolhido tem dreno, fator que influencia na hora da instalação. A peça é responsável por remover a água produzida pelo ar-condicionado, retirando a umidade do ambiente.

— É um dos fatores mais complicados para ficar atento ao comprar um ar-condicionado, e normalmente o modelo split exige uma tubulação específica para isso, principalmente em prédios — detalha.

Peixoto afirma que o número de BTUs influencia no gasto de energia. A média calculada é de 600 BTUs por metro quadrado, e 800 BTUs caso a área receba bastante luz solar, tenha muitos aparelhos eletrônicos ligados ou um grande fluxo de pessoas. Sendo assim, instalar um equipamento de baixa potência num cômodo grande não significa economia.

Relacionadas

— Ter uma máquina abaixo da capacidade necessária para o espaço vai consequentemente gerar mais consumo. O compressor [cuja função é aquecer e refrigerar o ar] não vai operar como deveria, e a conta de energia será cada vez mais alta porque o aparelho não vai suprir a necessidade do ambiente. Por isso é importante consultar um engenheiro ou técnico da área para medir a carga térmica — detalha.

O especialista diz que, além de considerar as questões técnicas, é importante optar por marcas que são líderes em refrigeração de ar. Peixoto diz ainda que, para facilitar uma possível manutenção, o ideal é escolher um equipamento 220v.

— Existem fabricantes que são de excelência no mercado, e a vantagem de escolher o aparelho de um deles é poder encontrar facilmente peças de reposição. Hoje existe no mercado o modelo split com tensão 127v, mas é difícil encontrar peça quando o equipamento apresenta algum defeito — reforça.

*O EXTRA e o Shoptime mantêm uma parceria comercial, que não interfere no conteúdo de nossas reportagens. Os preços mencionados podem sofrer variação, e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.