Economia

Bolsas de NY fecham em leve alta e batem recorde

As Bolsas de Nova York fecharam leve em alta, nesta sexta-feira, 13. O avanço foi suficiente para que o Dow Jones e o S&P 500 renovassem os recordes históricos de fechamento pelo quarto dia consecutivo. O pregão, contudo, foi marcado pela volatilidade. Os índices alcançaram as máximas logo após a abertura, mas perderam fôlego em resposta à divulgação de um dado que mostrou uma piora inesperada no sentimento do consumidor dos Estados Unidos.

Ao fim do pregão, o Dow Jones avançou 0,04%, aos 35.515,38 pontos, o S&P 500 subiu 0,16%, aos 4.468,00 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,04%, aos 14.822,90 pontos.

Entre os destaques deste pregão, estão as ações da eBay, que avançaram 7,45%, e da Advanced Micro Devices, com alta de 3,80%. O resultado positivo dos índices também foi apoiado pela alta de papéis com maior peso, como Microsoft (+1,05%), UnitedHealth (+0,91%) e NVIDIA (+1,42%).

Esse avanço das bolsas, no entanto, diminuiu após a Universidade de Michigan informar nesta sexta que o índice de sentimento do consumidor americano recuou 11 pontos na leitura preliminar de agosto ante julho. O dado alcançou seu menor nível desde dezembro de 2011, enquanto a expectativa dos analistas era de leve alta.

Na avaliação do BMO Capital Markets, a piora no indicador é resultado da alta na inflação e do aumento de casos de covid-19 nos EUA. Para o banco, trata-se de um alerta em relação à suposição de que o segundo semestre deste ano também terá forte crescimento econômico, como o observado até o momento.

A Capital Economics concorda com a ponderação e afirma que a piora na confiança do consumidor é um sinal de que a disseminação da variante delta do coronavírus está pesando sobre o sentimento, uma vez que o mercado de trabalho tem melhorado rapidamente e os índices acionários, renovado recordes. Para a consultoria, uma desaceleração forte no crescimento do consumo nos EUA deve ocorrer nos próximos meses.

Ainda no país norte-americano, um painel de especialistas que aconselha o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) votou de forma unânime para a aplicação de uma terceira dose de vacina contra a covid-19 em pessoas imunossuprimidas, em determinadas faixas etárias. A ação da Pfizer avançou 2,43%, mas a da Moderna caiu 0,42%, apesar da notícia. Os imunizantes das duas farmacêuticas têm autorização para uso emergencial nos EUA.

Já a Walt Disney encerrou o pregão com alta de 1,0%. Na quinta, após o fechamento dos mercados, a companhia informou ter revertido seu prejuízo e lucrado US$ 918 milhões, acima do esperado por analistas, no terceiro trimestre fiscal de 2021.

To Top