Asia

Tencent Music não espera grande impacto de regras de direitos autorais da China em assinaturas online

Por Eva Mathews e Sophie Yu

(Reuters) – A Tencent Music Entertainment Group disse na segunda-feira que as regras de direitos autorais da China não devem ter um grande impacto em suas assinaturas online, e o seu presidente-executivo acredita que os reguladores querem promover um desenvolvimento saudável da indústria musical.

O lucro da Tencent Music no segundo trimestre superou as expectativas de Wall Street, conforme dados conhecidos na véspera, com a área de publicidade se recuperando e mais pessoas assinando sua plataforma de streaming de música.  

O número de assinantes pagos do serviço online de música da empresa cresceu 41%, para 66,2 milhões, um recorde impulsionado por investimentos em áudios de formato longo e uma biblioteca musical renovada e expandida por acordos de licenciamento com a Universal Music Group, a Sony Music e outras gravadoras.

As ações perderam metade do seu valor de mercado este ano devido à maneira como Pequim fechou o cerco em torno de gigantes da tecnologia e a uma decisão que proibiu a sua controladora, a Tencent Holdings, de fechar acordos exclusivos de direitos autorais de músicas.

O presidente-executivo da Tencent Music, Liang Zhu, disse a analistas que eles acreditam que reguladores chinesas, no fim das contas, querem promover um desenvolvimento saudável da indústria musical e a empresa aceita plenamente as políticas do governo.

A empresa espera que a decisão sobre acordos de direitos autorais tenha algum impacto em suas operações, afirmou em seu relatório, sem especificar um número, mas Liang disse que não acredita que teria um grande impacto em suas assinaturas online.

Frank Zhao, analista independente da indústria musical sediado em Pequim, afirmou que a Tencent Music tirou a maior parte do seu faturamento de entretenimentos como karaokê online e streaming ao vivo.

O negócio de serviços de entretenimento social da Tencent Music, que inclui plataformas de karaokê nas quais usuários podem transmitir shows ao vivo, publicou um crescimento de 7,4% em receitas, para 5,06 bilhões de iuanes no trimestre e representou a maior parte do seu faturamento.

O faturamento total cresceu 15,5%, para 8,01 bilhões de iuanes (1,24 bilhão de dólares), mas ficou abaixo da estimativa do IBES da Refinitiv, de 8,13 bilhões de iuanes.

(Reportagem de Eva Mathews em Bengaluru; Sophie Yu em Pequim; Brenda Goh em Xangai)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7G10I-BASEIMAGE

To Top