Asia

Macron diz que França conversa com o Taliban sobre mais evacuações de afegãos

BAGDÁ (Reuters) – O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou neste sábado que o país trava discussões preliminares com o Taliban sobre a situação humanitária no Afeganistão e a possível evacuação de mais pessoas.

Macron, falando em Bagdá onde estava participando de uma cúpula com vários líderes do Oriente Médio, disse que a França também estava em discussões com o Catar sobre como poderia restabelecer um caminho para as evacuações do Afeganistão, embora ainda não houvesse nada certo.

“Começamos a ter discussões, que são muito frágeis e preliminares, com o Taliban sobre operações humanitárias e a capacidade de proteger e repatriar afegãos que estejam sob risco”, disse Macron, em entrevista coletiva.

As forças militares dos EUA, que têm protegido o aeroporto em Cabul, devem se retirar até o prazo de terça-feira estabelecido pelo presidente Joe Biden.

O governo francês afirmou na sexta-feira que havia terminado a sua operação de evacuação de Cabul em linha com esse cronograma, mas que continuaria a ajudar quem precisasse de proteção para sair do Afeganistão.

Macron também afirmou que a França manteria tropas no Iraque, como parte de operações anti-terrorismo, por quanto tempo o governo iraquiano precisasse delas, independentemente de os Estados Unidos decidirem ou não se retirar.

“Independentemente do que os norte-americanos decidirem, manteremos nossa presença para enfrentar o terrorismo no Iraque”, disse.

(Por Manuel Ausloos)

To Top