Perícia médica INSS: Como faço para marcar?
Perícia médica INSS: Como faço para marcar? Quem pode marcar Perícia Médica no INSS Serviço para pedir:
- auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) para quem precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente);
- continuação (prorrogação) do auxílio-doença;
- perícia domiciliar ou hospitalar.
ATENÇÃO:
Caso o segurado não possa ir à perícia médica no dia e hora agendados, ele pode remarcar a perícia.
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoa que esteja doente e incapaz para o trabalho.
Pedir o serviço
- Faça login no Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Agendar Perícia”.
- Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício;
- Clique em “Atualizar”;
- Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
- Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
Documentação em comum para todos os casos
- Número do CPF
INSS: como solicitar o Auxílio-Acidente
INSS: como solicitar o Auxílio-Acidente Benefício para a pessoa que sofrer um acidente e apresentar sequelas definitivas que diminuam a sua capacidade para o trabalho. Essa situação é avaliada pela perícia médica do INSS.
Este benefício não impede a pessoa de continuar trabalhando, visto que trata-se de uma indenização.
Para outras informações, acesse: https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/auxilios/auxilio-acidente
Quem pode utilizar este serviço?
Segurado empregado (inclusive o doméstico), o trabalhador avulso e o segurado especial.
Documentos para solicitação
Documentação em comum para todos os casos
- Obrigatória
- Número do CPF; Se for solicitada:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documentos médicos que comprovem a diminuição da capacidade para o trabalho para análise da perícia médica do INSS.
O que é preciso para registrar Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT no INSS
Serviço para o trabalhador(a) ou a empresa comunicar um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional. O documento pode ser usado em outros órgãos além do INSS.
Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS, a não ser quando chamado para alguma comprovação.
Para outras informações, acesse: https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/auxilios/comunicacao-de-acidente-de-trabalho-cat
ATENÇÃO: A empresa onde o empregado acidentado trabalha é obrigada a informar o acidente até o dia útil seguinte. Caso o acidente resulte em morte, a comunicação deve ser imediata.
Quem pode utilizar este serviço?
Empresa onde trabalha a pessoa vítima do acidente de trabalho ou de trajeto.
Caso a empresa não cumpra com esta obrigação, podem registrar a CAT:
• O próprio trabalhador(a);
• Dependentes do(a) empregado(a);
• Entidades sindicais;
• Médicos(a);
• Autoridades Públicas.
Preencher e enviar o Formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
- Acesse o formulário;
- Escolha o tipo de CAT;
- Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
Documentação em comum para todos os casos
- Informações do empregador (Razão social ou nome, tipo e número do documento, CNAE, Endereço, CEP e Telefone);
- Informações do empregado acidentado (dados pessoais, salário, número da Carteira de Trabalho, Identidade, NIT/PIS/PASEP, Endereço, CEP, Telefone, CBO e área);
- Dados sobre o acidente;
- Dados sobre ocorrência policial, se houver;
Saiba como solicitar Extrato de Contribuição (CNIS) no INSS
Saiba como solicitar Extrato de Contribuição (CNIS) no INSS Serviço para pedir o documento que mostra todas as contribuições previdenciárias registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), em nome da pessoa.
Informa também:
- nome do empregador;
- o período trabalhado;
- a remuneração/ salário recebido; e
- as contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), por conta própria ou como prestador de serviço.
Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora.
Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.
Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135.
Quanto tempo leva? Em média 30 minuto(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Fonte www.gov.br