Asia

Biden diz que ele e Xi concordam em respeitar acordo de Taiwan

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que conversou com o presidente da China, Xi Jinping, sobre Taiwan e que ambos concordaram em respeitar o “acordo de Taiwan” agora que as tensões entre Taipé e Pequim se intensificam.

“Conversei com Xi sobre Taiwan. Concordamos… que respeitaremos o acordo de Taiwan”, disse Biden na terça-feira. “Deixamos claro que não acho que ele deveria estar fazendo qualquer outra coisa além de respeitar o acordo.”

Biden pareceu estar se referindo à posição de longa data de Washington, segundo a qual os Estados Unidos reconhecem Pequim, ao invés de Taipé, e à Lei de Relações com Taiwan, que deixa claro que a decisão dos EUA de estabelecer laços diplomáticos com Pequim, ao invés de Taiwan, se baseia na expectativa de que o futuro de Taiwan será determinado por meios pacíficos.

Embora a lei obrigue os EUA a fornecerem a Taiwan os meios para se defender, Washington só reconhece a postura chinesa de que a ilha lhe pertence e que existe “uma China”, não tomando posição a respeito da soberania taiwanesa.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse ter pedido esclarecimentos dos EUA a respeito dos comentários de Biden e que foi assegurado de que a política norte-americana em relação a Taiwan não mudou, que o compromisso dos EUA com a ilha é “sólido como uma rocha” e que os EUA continuarão a ajudar Taiwan a manter suas defesas.

No domingo, os EUA pediram à China que abandone suas atividades militares perto de Taiwan.

(Reportagem e redação adicional de Alexandra Alper e David Brunnstrom, e Ben Blanchard em Taipé)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH950PT-BASEIMAGE

To Top