Economia

Ibovespa gira em torno do zero em sessão esvaziada por feriados

SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice brasileiro de ações custava a firmar tendência na primeira hora de negócios desta segunda-feira, em sessão que deve ser de poucos negócios antes de feriado local e com volume também reduzido nos Estados Unidos, devido ao Columbus Day, que paralisa os negócios no mercado de títulos do tesouro.

Às 10:40, o Ibovespa mostrava valorização de 0,84%, aos 113.779 pontos.

Ganhos expressivos de ações ligadas a commodities metálicas davam sustentação ao indicador, com Vale, Usiminas, CSN e Gerdau reagindo ao salto nos preços do minério de ferro na China.

Os papéis de Petrobras e de Petrorio também tinham ganhos na esteira da alta da cotação do barril do petróleo no mercado internacional, enquanto Embraer crescia após anunciar que recebeu uma encomenda da NetJet para mais 110 aeronaves.

Por outro lado, a ampla maioria dos papéis ligados ao mercado doméstico, como varejistas, bancos e construtoras, tinha perdas, refletindo cautela com o cenário econômico brasileiro para os próximos meses.

Para profissionais do mercado, a atenção dos agentes nesta semana deve se concentrar em dados de inflação e vendas no varejo dos EUA, na ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve e no início da temporada de balanços do terceiro trimestre em Wall Street, incluindo JPMorgan, Bank of America, Morgan Stanley e Citigroup e Goldman Sachs.

(Por Aluísio Alves)

To Top