Environment

Chefe das negociações climáticas da ONU cobra determinação com fim à vista

A poucas horas do fim das conversações climáticas da ONU COP26 de duas semanas em Glasgow, o presidente da conferência pediu aos países que façam um esforço final para garantir compromissos que controlem o aumento das temperaturas que ameaça o planeta.

Um esboço do acordo final da COP26, divulgado na manhã de sexta-feira, exige que os países estabeleçam promessas climáticas mais duras no próximo ano –em uma tentativa de preencher a lacuna entre suas metas atuais e os cortes muito mais profundos que os cientistas dizem ser necessários nesta década para evitar mudanças climáticas catastróficas.

“Percorremos um longo caminho nas últimas duas semanas e agora precisamos daquela injeção final, daquele espírito de ‘determinação’ que está presente nesta COP, então temos esse esforço compartilhado”, disse o presidente da COP26, o britânico Alok Sharma.

O objetivo geral da reunião é manter dentro do alcance a meta do Acordo de Paris de 2015 de limitar o aquecimento global em 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais, o limite que os cientistas dizem que evitaria seus piores efeitos.

Sob as atuais promessas nacionais de reduzir as emissões nesta década, os pesquisadores afirmam que a temperatura mundial vai subir muito além desse limite, desencadeando aumentos catastróficos do nível do mar, secas, tempestades e incêndios florestais.

O novo esboço é um ato de equilíbrio –tentando atender às demandas das nações mais vulneráveis ​​ao clima, como ilhas baixas, os maiores poluidores do mundo e países cujas exportações de combustíveis fósseis são vitais para suas economias.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAB14R-BASEIMAGE

To Top