Benefícios

Inclusão de trabalhos antigos na sua aposentadoria do INSS: Entenda

Inclusão de trabalhos antigos na sua aposentadoria do INSS: Entenda A inclusão de vínculos trabalhistas antigos é fundamental para que o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) consiga garantir uma aposentadoria mais vantajosa e sem ter que esperar mais tempo para atingir o tempo mínimo de contribuição.

Todas as informações trabalhistas e previdenciárias são incluídas automaticamente no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), banco de dados do Ministério do Trabalho.

A ferramenta foi criada em 1989, mas reúne informações desde 1982. Segundo especialistas, é comum que, antes disso, os vínculos trabalhistas não sejam acrescentados automaticamente no sistema.

Essa situação é ainda mais comum para os empregos anteriores a 1975, que é quando foi criada a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), outra ferramenta do ministério para monitoramento da mão de obra formal no país.

“Hoje, com a sincronização dos dados, os vínculos aparecem rapidamente no Cnis. Naquela época [até a década de 1980], não acontecia dessa forma. Era preciso levar essa documentação a uma agência do INSS, para inclusão manual no sistema”, afirma o advogado Rômulo Saraiva, especialista em direito previdenciário.

Para verificar se os empregos antigos foram considerados, é preciso acessar o Cnis pelo Meu INSS. Caso constate que faltam registros ou que há datas incorretas, será preciso ligar no 135 e pedir a retificação.

Para quem pretende comprovar períodos de trabalho formal, o meio mais eficaz é a carteira de trabalho. Quem a perdeu ou teve problemas com os registros terá de apresentar documentos como holerites, termo de admissão e extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Saraiva diz que quem deseja reconhecer período de contribuição individual deve apresentar as GPSs (Guias da Previdência Social), que são os carnês do INSS. Sem esses documentos, a comprovação é mais difícil.

To Top