Asia

Filme sobre Guerra da Coreia obtém maior bilheteria da história do cinema da China

PEQUIM (Reuters) – A renda do filme patriótico chinês “A Batalha do Lago Changjin” alcançou o equivalente a 891 milhões de dólares nesta quarta-feira, a caminho de se tornar o filme de maior bilheteria da história da China, mostraram dados da plataforma virtual de venda de ingressos Maoyan.

Até esta quarta-feira, a renda havia atingido o mesmo patamar do filme de ação chinês de 2017 “Lobo Guerreiro 2”, mas “A Batalha do Lago Changjin” ainda está nos cinemas e respondia por 7% de todos os títulos sendo exibidos nesta quarta-feira.

O épico de três horas retrata soldados chineses que enfrentam militares dos Estados Unidos em meio ao frio cruel da Guerra da Coreia de 1950-1953, que terminou em um armistício, ao invés de um tratado de paz.

O filme liderou a bilheteria chinesa durante dias depois que estreou em 1º de outubro em comemoração ao Dia Nacional. Uma sequência já está sendo filmada, de acordo com reportagens da mídia local.

Hoje, a China é o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, só atrás do norte-americano, o que sublinha sua importância como mercado central para os cineastas de Hollywood.

Mas os cinéfilos chineses têm migrado para produções locais nos últimos anos devido ao crescimento do sentimento patriótico.

O governo chinês adotou uma cota de 34 filmes importados por ano, muitos dos quais são produzidos por grandes estúdios de Hollywood.

(Por Sophie Yu e Brenda Goh)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAN0YC-BASEIMAGE

To Top