Bolo do aniversário de SP no Bexiga será substituído por campanha contra fome
Últimas Notícias

Bolo do aniversário de SP no Bexiga será substituído por campanha contra fome

portalmixvalegoogle

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Bolo do Bexiga, que tem proporções quilométricas e é tradicionalmente distribuído no aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, não será confeccionado pelo segundo ano consecutivo.

Se em 2021 a comemoração ganhou uma edição virtual, neste ano o surto de gripe e o aumento de casos de Covid-19 fizeram com que os organizadores substituíssem a sobremesa por uma campanha de arrecadação de alimentos —uma forma de evitar aglomerações e de responder à crise econômica e alimentar no país.

A ação solidária contra a fome pretende arrecadar, entre os dias 18 e 25 de janeiro, 468 toneladas de alimentos e produtos de higiene —a cifra é uma alusão à idade que a capital paulista completará.

Depois disso, as entidades e associações do bairro ficarão responsáveis por encaminhar os produtos a pessoas e instituições.

A iniciativa é encabeçada pelo Movimento Rede Social Bela Vista, composto por moradores, comerciantes locais e representantes de instituições e grupos como Museu Memória do Bixiga, Paróquia Nossa Senhora Achiropita, Comunidade Evangélica do Bixiga, Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e casa de capoeira Mestre Ananias, entre outros.

“O bairro é múltiplo, mas a gente sempre caminha junto”, afirma Thaís Taverna, neta de um dos idealizadores do bolo, Walter Taverna.

Os alimentos e produtos de higiene poderão ser entregues na Paróquia Nossa Senhora Achiropita, no Museu Memória do Bixiga e em outros postos de arrecadação pela região.

“Em vez de fazer o bolo da aglomeração, temos que pensar na saúde”, afirma a líder do MSTC, Carmen Silva. “Agora não é o momento de aglomerar, mas de ter respeito com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e com a OMS [Organização Mundial da Saúde]​. É mostrar que quando a sociedade civil se une, o coletivo se transforma.”

To Top