Últimas Notícias

Bolo do aniversário de SP no Bexiga será substituído por campanha contra fome

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Bolo do Bexiga, que tem proporções quilométricas e é tradicionalmente distribuído no aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, não será confeccionado pelo segundo ano consecutivo.

Se em 2021 a comemoração ganhou uma edição virtual, neste ano o surto de gripe e o aumento de casos de Covid-19 fizeram com que os organizadores substituíssem a sobremesa por uma campanha de arrecadação de alimentos —uma forma de evitar aglomerações e de responder à crise econômica e alimentar no país.

A ação solidária contra a fome pretende arrecadar, entre os dias 18 e 25 de janeiro, 468 toneladas de alimentos e produtos de higiene —a cifra é uma alusão à idade que a capital paulista completará.

Depois disso, as entidades e associações do bairro ficarão responsáveis por encaminhar os produtos a pessoas e instituições.

A iniciativa é encabeçada pelo Movimento Rede Social Bela Vista, composto por moradores, comerciantes locais e representantes de instituições e grupos como Museu Memória do Bixiga, Paróquia Nossa Senhora Achiropita, Comunidade Evangélica do Bixiga, Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e casa de capoeira Mestre Ananias, entre outros.

“O bairro é múltiplo, mas a gente sempre caminha junto”, afirma Thaís Taverna, neta de um dos idealizadores do bolo, Walter Taverna.

Os alimentos e produtos de higiene poderão ser entregues na Paróquia Nossa Senhora Achiropita, no Museu Memória do Bixiga e em outros postos de arrecadação pela região.

“Em vez de fazer o bolo da aglomeração, temos que pensar na saúde”, afirma a líder do MSTC, Carmen Silva. “Agora não é o momento de aglomerar, mas de ter respeito com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e com a OMS [Organização Mundial da Saúde]​. É mostrar que quando a sociedade civil se une, o coletivo se transforma.”

To Top