Benefícios

Serviços disponíveis no Detran para motoristas

Serviços disponíveis no Detran para motoristas Detran esclarece que todos os serviços podem ser solicitados pelo próprio cidadão interessado, pelo site ou nos postos, sem a necessidade de contratação de empresas ou profissionais. Muitos, inclusive, podem ser feitos online de forma fácil e rápida pelo portal do Detran sem que seja preciso comparecer a uma unidade.

O cidadão NÃO é obrigado a contratar empresas ou profissionais, isso será sempre uma opção, e nunca, jamais, uma obrigação.

Para alguns serviços, o cidadão pode se fazer representar por terceiros, como por exemplo: defesa de autuações ou processos de suspensão e cassação. Sendo essa uma decisão exclusiva do cidadão.

É importante frisar que alguns serviços, como a confirmação de dados com coleta de biometria (foto, assinatura e digitais), exigida em parte dos processos de habilitação, só podem ser realizados pelo próprio cidadão, o que inviabiliza por completo o envolvimento de terceiros.

Boa parte dos serviços oferecidos pelo Detran certamente são relacionados à carteira de habilitação. Contudo há outras opções que poderão ser vistas abaixo, dividida em dois tópicos. Confira:

  • Renovação de CNH. De acordo com a legislação brasileira atual, o condutor precisa passar por este processo para demonstrar que pode continuar habilitado. Quando este período está a menos de 30 dias de se encerrar, é necessário solicitar a renovação. Isso pode ser feito em um posto do Detran do estado do condutor.  
  • Emissão da primeira habilitação. Para quem está em busca da sua primeira habilitação, o Detran também é o local a ser procurado. Ele disponibiliza agendamento de provas, consulta de aulas teóricas e acompanhamento do processo, entre outras possibilidades.
  • Consulta de pontos da CNH. Por meio do Detran, o condutor também consegue consultar quantos pontos constam em sua CNH, decorrentes de eventuais infrações que tenha cometido.
  • Certidões e autenticidade da CNH. Entre os serviços oferecidos pelo Detran, também estão as emissões de certidões e a consulta de autenticidade de uma CNH.
  • Segunda via da CNH. Em caso de perda, furto ou roubo da CNH, o motorista pode solicitar a segunda via do documento pelo Detran.
  • Emissão da CNH digital. O condutor que desejar solicitar sua CNH digital, deve fazê-lo por meio do Detran de seu estado.

Outras possibilidades de serviços para CNH no Detran

  • Habilitação para outro tipo de veículo. Caso o motorista já tenha habilitação para um tipo de veículo, mas queira dirigir outros, é no Detran que ele deve fazer a solicitação e iniciar o processo.
  • Transferência, atualização e consulta de endereço. Se houver necessidade de consultar, atualizar ou transferir o endereço atual do motorista, é preciso procurar o Detran.
  • Suspensão e cassação da CNH. Quem estiver com a habilitação suspensa ou cassada, deve procurar o Detran para iniciar o processo de regularização.
  • Alteração de dados que constam na CNH. Para eventuais mudanças de informações que constam na CNH, como nome, sobrenome, data de nascimento ou número do documento, o condutor deve procurar o Detran.
  • CNH para pessoas com doença grave ou deficiência. O Detran possui serviços específicos para emissão da primeira habilitação e renovação da CNH para pessoas com doença grave ou deficiência.
  • Dirigir no exterior e CNH para habilitados fora do país. Se uma pessoa habilitada no Brasil pretende dirigir no exterior deve solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Detran. Se alguém habilitado em outro país deseja ter a CNH, também precisa entrar em contato com o Departamento de Trânsito.
To Top