Brasil

Grande incêndio na Califórnia gera evacuações e fecha estrada

(Reuters) – Um incêndio numa área de cerca de 6 mil quilômetros quadrados na comunidade da costa do Big Sur, Califórnia, gerou evacuações e o fechamento de trecho de uma importante rodovia, afirmaram autoridades estaduais e locais neste sábado.

O Incêndio do Colorado, ativo desde sexta-feira, estava 5% contido, afirmou o Departamento de Proteção Florestal e de Incêndio da Califórnia (Cal Fire).

Cerca de 430.000 pessoas vivem na região onde o fogo está queimando no Condado de Monterey. Não ficou claro em um primeiro momento quantas pessoas vivem na área de evacuação.

A Cruz Vermelha norte-americana abriu um abrigo em uma escola local no final da sexta-feira, afirmaram autoridades do condado.

A Califórnia há tempos tem uma temporada de incêndios ativos, mas, nos últimos anos, em meio às mudanças climáticas, ela está ficando mais longa e séria.

No ano passado, a temporada de incêndios florestais começou incomumente cedo devido a uma seca contínua e baixos níveis de reservatórios, disse o Cal Fire. Somente em janeiro de 2021, o estado combateu 297 incêndios em 4,1 mil quilômetros quadrados, disse o escritório.

O Colorado Fire é o único incêndio listado na lista de incidentes do Cal Fire até agora em 2022.

(Por Makini Brice)

To Top