Benefícios

Como posso economizar energia?

Como posso economizar energia? Sinônimo de conforto e bem-estar nos dias de forte calor no Rio, o ar-condicionado também pode trazer dor de cabeça se alguns cuidados não forem tomados nos momentos da escolha e da instalação do aparelho. Para evitar problemas, a regra básica é estar atento não só às convenções do edifício como também à estrutura do imóvel.

Muitos prédios proíbem a instalação de aparelhos na fachada, para não alterar a estética da construção, por exemplo. Nesses casos, a instalação deve ser discutida com o síndico ou a administradora do condomínio, levando em conta também o impacto da colocação do aparelho para a alvenaria do edifício.

Dentro do imóvel, a questão mais relevante a se considerar é a infraestrutura elétrica, pois alguns modelos demandam rede de 220V para funcionar adequadamente, como explica o gerente-geral da imobiliária Sinai, Marco Antonio Moreira Junior.

— Quem está à procura de um apartamento para comprar deve analisar a parte elétrica do imóvel para ver se há necessidade de mudança da rede monofásica para trifásica, o que demanda um custo relativamente alto – ressalta.

Após a instalação, o aparelho ainda pode trazer problemas para o morador. Uma discussão comum entre os condôminos é o gotejamento causado pela condensação do ar, que faz pingar água nos apartamentos dos andares inferiores. Além de aborrecer os vizinhos, a umidade favorece o surgimento de fungos e outros microrganismos.

O gerente da Imobiliária Sinai sugere que o condomínio defina regras para padronizar a instalação e a manutenção dos equipamentos. As sugestões mais comuns incluem a opção por aparelhos com dreno seco, como os Split, ou o uso de mangueiras para escoar a água da condensação corretamente, nos casos do ar-condicionado de janela.

Aqueles que não abrem mão do ambiente refrigerado devem avaliar com um especialista não só as condições do imóvel, antes de comprá-lo, como também a alvenaria do prédio. Nem sempre é possível fazer aberturas nas paredes de todos os cômodos sem danificar a estrutura da construção. Se o morador optar por um split, é preciso preparar o bolso: o valor para adquirir um aparelho, somado ao custo da obra para a instalação, pode chegar a cerca de R$ 3 mil.

Imóveis novos

Novos empreendimentos de médio e alto padrões já são vendidos com tubulação embutida própria para os modelos split e adequação da carga elétrica para o consumo de energia dos aparelhos. Nas construções populares, no entanto, a maioria das unidades conta apenas com abertura nas paredes e tomadas elétricas adequadas aos modelos de janela, que, embora sejam mais baratos, consomem mais energia.

Comprado o imóvel e iniciada a reforma, o ar-condicionado está no centro das decisões na obra. A arquiteta da A+P Arquitetura, Paula Benites, afirma que não define nada em relação à posição do aparelho sem antes consultar uma empresa técnica especializada no assunto. A partir dessa avaliação conjunta, ela faz o projeto de acordo com o que é possível.

— Os técnicos complementam nosso trabalho e nos dão base para escolher a opção mais adequada tanto para a decoração do imóvel como para o conforto e segurança do morador. Qualquer esboço de projeto já deve contar com a instalação de ar-condicionado — afirma ela.

Regras básicas para economizar energia

Manter portas e janelas fechadas ajuda a aumentar a eficiência dos aparelhos

 A instalação de um ar-condicionado modelo split não deve ser feita nos meses mais quentes do ano, quando ele é essencial, e o ideal é que a obra seja planejada para evitar muitos transtornos à rotina da casa. As dicas são do chefe do departamento de Projetos de Instalação e Manutenção da Climax Engenharia, Anderson Rodrigues.

— Para instalar um split é preciso quebrar paredes para passar os drenos e a ligação elétrica entre a evaporadora, que fica dentro do imóvel, e a condensadora, que fica fora, o que faz muita poeira. A instalação requer planejamento até para evitar custos adicionais — sugere.

Depois de instalado, o ar-condicionado deve ser limpo pelo menos uma vez por mês. A higienização das partes internas, segundo ele, pode ser feita com apenas água e detergente. Além de melhorar a eficiência, esse cuidado aumenta a vida útil do aparelho.

Rodrigues também alerta para o desgaste que o uso do ar-condicionado em temperaturas extremas (muito fria ou muito quente, no caso dos modelos “reverse”) gera para as peças do equipamento, reduzindo sua vida útil.

— É bom reforçar que portas e janelas devem estar fechadas enquanto o aparelho estiver em uso. Essas regras básicas economizam energia, aumentam a eficiência e melhoram a qualidade do ar climatizado.

To Top