Agro

Açúcar bruto cai 3% na ICE para mínima em três semanas; café sobe

Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na ICE caíram acentuadamente nesta quarta-feira, atingindo uma mínima de três semanas em meio a sinais de fraqueza técnica no mercado e vendas decepcionantes de etanol no Brasil.

Os preços do café terminaram em alta.

AÇÚCAR

* O açúcar bruto de março caiu 0,55 centavo, ou 3%, a 17,93 centavos de dólar por libra-peso, após atingir o preço mais baixo desde 11 de janeiro, a 17,86 centavos de dólar por libra-peso.

* Operadores disseram que o mercado parecia tecnicamente fraco depois de não conseguir sustentar a pequena recuperação vista na sessão anterior.

* Dados quinzenais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) mostraram que as vendas de etanol caíram quase 30% na primeira quinzena de janeiro, ajudando a reduzir ainda mais os preços, disseram os operadores.

* “Foi uma falha técnica, mas depois das vendas negativas de etanol da Unica, é difícil contornar isso”, disse um corretor norte-americano.

* Uma fraca demanda de etanol no Brasil levaria as usinas a priorizar a produção de açúcar quando a nova safra começar, em abril.

* O açúcar branco de março perdeu 10,30 dólares, ou 2,1%, para 489,20 dólares a tonelada.

CAFÉ

* O café arábica de março fechou em alta de 2,1 centavos, ou 0,9%, a 2,388 dólares por libra-peso.

* Operadores observaram que o mercado permaneceu sustentado pelo ritmo lento das exportações do maior produtor global, o Brasil, e pelo ritmo acelerado de redução dos estoques certificados pela ICE nesta semana.

* O café robusta de março subiu 26 dólares, ou 1,2%, para 2.204 dólares a tonelada, afastando-se da mínima de três meses de 2.161 dólares estabelecida na segunda-feira.

(Reportagem de Marcelo Teixeira and Nigel Hunt)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI12005-BASEIMAGE

To Top