Europe

Polônia recebe equipamento militar dos EUA para reforçar flanco oriental contra Rússia

Começaram a chegar na Polônia equipamentos militares dos Estados Unidos para reforçar o flanco leste da Otan, informou o Ministério da Defesa polonês nesta sexta-feira, enquanto o Ocidente e a Rússia discutem a presença militar russa perto da fronteira ucraniana.

O governo do presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou na quarta-feira o deslocamento de quase 3 mil soldados norte-americanos para a Europa Oriental nos próximos dias, em meio a um impasse com a Rússia sobre a Ucrânia.

Cerca de 1.700 soldados da 82ª Divisão Aerotransportada, com sede em Fort Bragg, serão enviados à Polônia, disseram na quarta-feira o ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, e o Pentágono, mas eles ficarão apenas temporariamente.

Na quinta-feira, o ministro da Defesa polonês anunciou que um “grupo avançado” já havia chegado à Polônia.

“Este é um sinal claro de solidariedade aliada”, escreveu ele no Twitter, publicando fotos de soldados descarregando equipamentos de um avião de transporte Hercules C-130.

Ainda não está claro quando os soldados norte-americanos chegarão e onde ficarão alocados. O centro de operações do Ministério da Defesa polonês encaminhou o questionamento da Reuters ao Exército dos EUA, que não respondeu de imediato ao pedido por informações adicionais.

(Reportagem de Alicja Ptak)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI130T3-BASEIMAGE

To Top