Asia

Biden diz que ameaça de invasão russa à Ucrânia é “muito alta”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira que a ameaça de uma invasão russa à Ucrânia é “muito alta”, mas ressaltou que a porta para uma solução diplomática permanece aberta.

Falando aos repórteres quando saía da Casa Branca, Biden disse que havia “todas as indicações de que eles estão preparados para entrar na Ucrânia”.

Perguntado sobre o nível atual de ameaça de uma invasão russa, Biden disse: “É muito alto”. Ele acrescentou ter a “sensação de que vai acontecer nos próximos dias”.

Biden disse que a Rússia não retirou suas forças da fronteira ucraniana e que os Estados Unidos têm motivos para acreditar que a Rússia está envolvida em uma operação falsa que Moscou usaria para justificar uma invasão.

Mas Biden disse que uma solução diplomática continua sendo possível, e é por isso que ele pediu ao secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, para ir à Organização das Nações Unidas (ONU) fazer uma declaração nesta quinta-feira.

“Ele vai expor qual é esse caminho”, disse Biden. “Há uma maneira de passar por isso.”

Biden disse que não há planos para ele falar com o presidente russo, Vladimir Putin.

Momentos antes de Biden falar, um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA disse que os Estados Unidos receberam uma resposta da Rússia às propostas de segurança feitas pelo governo norte-americano, mas o presidente disse que ainda não havia lido o documento.

Mais cedo, a Rússia expulsou o segundo diplomata mais alto dos EUA em Moscou, o vice-chefe da missão norte-americana na Rússia, Bart Gorman, disse um porta-voz do Departamento de Estado, alertando para uma resposta dos EUA a uma ação “não provocada”.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1G0QG-BASEIMAGE

To Top