Canada

Polícia canadense usa spray de pimenta e granadas de efeito moral na tentativa de liberar capital

A polícia canadense usou spray de pimenta e granadas de efeito moral neste sábado, em uma última tentativa de liberar a capital, após caminhões e manifestantes ocuparem o centro de Ottawa por mais de três semanas para protestar contra restrições da pandemia.

Depois de liberar uma parte do bloqueio e fazer mais de 100 prisões na sexta-feira, a polícia se mobilizou rapidamente na manhã deste sábado para dispersar a principal parte do bloqueio diante do parlamento e do gabinete do primeiro-ministro, fazendo novas prisões.

A polícia também usou alto-falantes para dizer à multidão que ela deveria dispersar ou poderia haver prisões. Alguns dos detidos neste sábado usavam colete à prova de balas e tinham granadas de fumaça e outros, fogos de artifício em suas bolsas e veículos, disse a polícia.

Os manifestantes inicialmente queriam o fim da obrigatoriedade de vacina para cruzar a fronteira para motoristas de caminhão, mas o bloqueio gradualmente evoluiu para uma manifestação contra o governo e o primeiro-ministro Justin Trudeau.

(Reportagem adicional de Kyaw Soe Oo e Shannon Stapleton)

To Top