Europe

“Estamos sendo destruídos”, diz conselho da cidade ucraniana de Mariupol

O conselho municipal de Mariupol disse que as forças russas estavam constantemente e deliberadamente bombardeando a infraestrutura civil vital na cidade portuária do sudeste da Ucrânia, deixando-a sem água, aquecimento ou energia e impedindo a chegada de suprimentos ou a retirada de pessoas.

“Eles estão rompendo o fornecimento de alimentos, nos colocando em um bloqueio, como na antiga Leningrado”, disse o órgão em um comunicado, referindo-se ao longo cerco da Alemanha nazista à cidade então soviética agora conhecida como São Petersburgo durante a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram no cerco de mais de dois anos de duração.

“Deliberadamente, durante sete dias, eles têm destruído (Mariupol) a infraestrutura crítica de suporte de vida. Não temos luz, água ou aquecimento”, disse o conselho.

O órgão acrescentou que estava procurando criar um corredor humanitário para Mariupol, bem como tentando restaurar a infraestrutura.

“Mariupol continua sob fogo. As mulheres, as crianças e os idosos estão sofrendo. Estamos sendo destruídos como nação. Isto é genocídio do povo ucraniano”, disse o conselho.

(Reportagem de Natalia Zinets e Pavel Polityuk)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI220PH-BASEIMAGE

To Top