Asia

Irã se aproxima de parâmetro de bomba nuclear

O estoque de urânio enriquecido acumulado pelo Irã em violação do seu acordo nuclear de 2015 está crescendo a um ponto em que o seu material mais enriquecido está quase chegando a um parâmetro comum para bomba, segundo relatório de um órgão supervisor nuclear da ONU nesta quinta-feira.

O montante que consta no relatório trimestral da Agência Internacional de Energia Atômica para Estados-membros visto pela Reuters chega no momento em que negociadores que tentam salvar o acordo de 2015 dizem que estão na reta final. Potências ocidentais alertaram que o tempo está acabando antes que o Irã faça tanto progresso que as negociações se tornam inócuas.

O relatório mostrou que o estoque do Irã de urânio enriquecido em até 60% de pureza físsil quase dobrou, aumentando em 15,5 kgs, para 33,2 kgs. Um diplomata sênior afirmou que isso é aproximadamente três quartos da quantidade necessária, se for mais enriquecido, para uma bomba nuclear, segundo uma definição comum.

Essa definição –25 kgs de urânio enriquecido para 90%– é um parâmetro teórico e o quanto é necessário na vida real depende de processos posteriores pelos quais o material teria que passar para fazer uma bomba de verdade, ponderou o diplomata sênior.

O acordo de 2015 entre Irã e potências mundiais impuseram restrições às atividades nucleares do Irã em troca da suspensão de sanções internacionais.

O então presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo em 2018, restaurando sanções econômicas rígidas contra Teerã. O Irã respondeu violando muitas das restrições do acordo, incluindo um limite de 3,67% de pureza com a qual poderia purificar o urânio e um limite de 202,8 kgs em seu estoque de urânio enriquecido.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2218F-BASEIMAGE

To Top