Europe

Presidente da Ucrânia diz que linhas de defesa estão contendo ataques russos

As linhas de defesa da Ucrânia estavam se mantendo e contendo o ataque russo, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em seu vídeo mais recente nesta quinta-feira, acrescentando que não houve descanso no bombardeio russo sobre a Ucrânia durante a noite.

“Não temos nada a perder a não ser nossa própria liberdade”, disse Zelenskiy, acrescentando que a Ucrânia estava recebendo diariamente suprimentos de armas de seus aliados internacionais.

Ele lembrou que faz dois anos desde que a Ucrânia registrou seu primeiro caso de Covid-19. “Já faz uma semana que outro vírus atacou”, disse ele sobre a invasão russa.

Zelenskiy disse que a mudança de táticas da Rússia e o bombardeio de civis nas cidades provou que a Ucrânia foi bem-sucedida em resistir ao plano inicial de Moscou de reivindicar uma vitória rápida através de um ataque terrestre.

Ele disse à Rússia para estudar a palavra “reparações”, pois Kiev exigiria de Moscou que compense tudo o que destruiu em sua invasão.

Ele também disse que a Ucrânia estava pagando pensões e oferecendo recursos financeiros aos que não podiam trabalhar por causa da guerra. Ele disse que 16.000 estrangeiros se voluntariaram para lutar pela Ucrânia.

Em um discurso emocionado, Zelenskiy disse que os ucranianos haviam vivido duas guerras mundiais, a fome do Holodomor, o Holocausto, o terror soviético, a explosão nuclear de Chernobyl, bem como a anexação da Crimeia pela Rússia e o apoio russo aos rebeldes no leste do país.

“Não temos o maior território… não temos armas nucleares, não fornecemos petróleo e gás para os mercados internacionais. Mas nós temos nosso povo. Temos, sim, nossa terra. É por isto que estamos lutando”, disse.

Zelenskiy, em uma mensagem para o presidente russo Vladimir Putin, disse: “Vá salvar seus próprios falantes de russo. Não em todo o mundo –mas em sua própria casa. Há muitos deles lá, cerca de 150 milhões. Quanto a aqui: Glória à Ucrânia!”

(Reportagem de Natalia Zinets, Pavel Polityuk e Matthias Williams)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI220O6-BASEIMAGE

To Top