Europe

Conselho de Segurança não tem sido eficaz em promover solução para crise na Ucrânia, diz embaixador brasileiro

Por Ricardo Brito

(Reuters) – O embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas, Ronaldo Costa Filho, afirmou nesta sexta-feira que o Conselho de Segurança da ONU não tem sido eficaz em promover uma solução para a invasão russa da Ucrânia e, novamente, conclamou por um cessar-fogo imediato no conflito.

“Não podemos ignorar o papel que o Conselho deve desempenhar, mas que não está desempenhando na situação atual. Uma série de reuniões foram realizadas nesta câmara sob a situação na Ucrânia e parece que não importa quantas reuniões convoquemos, um cessar-fogo e um fim de todas as hostilidades ainda permanece uma solução evasiva”, disse.

“Isso não é um paradoxo, ao contrário, é uma falha do Conselho de agir de uma forma construtiva em endereçar esse tópico”, reforçou ele.

O representante brasileiro no colegiado afirmou que o país exige que todos os membros sejam ativos e busquem uma solução para o conflito entre os dois países.

USINA NUCLEAR

Em sua fala, Ronaldo Costa Filho criticou o ataque ao prédio da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. Segundo ele, o episódio poderia ter consequências sérias, citando a possibilidade de uma “catástrofe humanitária” e um “incidente nuclear”.

O diplomata citou um artigo da Convenção de Genebra segundo o qual instalações elétricas e nucleares não devem ser o alvo de ataque, mesmo quando esse seja um dos objetivos militares.

Para o embaixador, o episódio é mais um motivo para a comunidade internacional exigir um cessar-fogo e uma solução para o conflito.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI2311C-BASEIMAGE

To Top