Europe

Mais explosões são ouvidas em Kiev em sinal de intensificação de ataque

Por Aleksandar Vasovic

KIEV (Reuters) – Até uma dúzia de explosões foram ouvidas no centro de Kiev na manhã desta sexta-feira e as sirenes de ataque aéreo foram acionadas, em um sinal aparente de que ataques de mísseis russos sobre e ao redor da capital estavam se intensificando.

As testemunhas da Reuters no centro da cidade de 3,4 milhões de pessoas não puderam confirmar imediatamente a causa das explosões, mas elas foram mais frequentes do que nos últimos dias e algumas foram mais barulhentas. Não houve relatos imediatos de vítimas.

Embora ainda não tenha sido alvo de um grande ataque, Kiev foi bombardeada e as forças russas liberaram um forte poder de fogo para tentar quebrar a resistência na cidade vizinha de Borodyanka.

Imagens de drones da cidade ao noroeste de Kiev na quinta-feira mostraram casas achatadas e um bloco de apartamentos muito danificado, com algumas casas queimadas e ainda em chamas. Também foram vistos veículos militares incendiados espalhados por uma estrada principal.

No bairro Borshchahivka, de Kiev, cerca de 18 km a oeste do centro, os restos metálicos retorcidos de um míssil, que as defesas aéreas ucranianas aparentemente derrubaram durante a noite, estavam no meio de uma rua a poucos metros de uma estação de ônibus.

Dezenas de milhares de habitantes fugiram da capital para a relativa segurança do oeste da Ucrânia e dos países vizinhos. Muitos permanecem, e na sexta-feira a mensagem de algumas pessoas para os militares russos foi de desafio.

Liliya, uma mulher usando um casaco preto e apontando para os escombros deixados pelos mísseis, disse que Moscou foi culpada de “genocídio” contra a Ucrânia.

“Estas criaturas sanguinárias vieram para nos matar”, disse ela.

Perto, Igor Leonidovich, um homem de 62 anos de idade, descreveu-se como de etnia russa e disse que se mudou para a Ucrânia quando era menino há mais de 50 anos.

“Todos eles (invasores russos) deveriam ir para o inferno”, disse ele. “Não posso acreditar no que estou vendo com meus próprios olhos. A situação está se deteriorando para todos, mas especialmente para as forças de ocupação.”

A Rússia diz que suas ações na Ucrânia são uma “operação especial” não concebida para ocupar território, mas para destruir as capacidades militares de seu vizinho e capturar o que ela chama de nacionalistas perigosos.

A Ucrânia e seus aliados ocidentais descartam essa descrição e classificam o ataque de invasão injustificada. Centenas de civis foram mortos no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial e mais de 1 milhão de pessoas fugiram do exterior.

No centro de Kiev, as ruas estavam muito longe de sua vibração anterior à guerra. Mas as pessoas se ocupavam de suas rotinas diárias e os soldados em um posto de controle de blocos de concreto e espigões de metal riam enquanto compartilhavam o café da manhã.

Quando as sirenes de ataque aéreo dispararam, alguns moradores permaneceram em filas de espera fora de farmácias e lojas de alimentos, enquanto outros deram um passeio em um parque.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI230RC-BASEIMAGE

To Top