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CORREÇÃO-Agência dos EUA finaliza diretrizes de segurança do Boeing 777 após falhas em motor

(No 6º parágrafo, corrige para “a agência ordenou inspeções imediatas nos aviões 777”, não “a agência ordenou inspeções imediatas de 777 aviões”)

(No 6º parágrafo, corrige para “a agência ordenou inspeções imediatas nos aviões 777”, não “a agência ordenou inspeções imediatas de 777 aviões”)

WASHINGTON (Reuters) – A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos está finalizando três diretrizes de segurança para alguns aviões Boeing 777 com motores Pratt & Whitney 4000 que permitirão que eles retornem ao serviço.

As novas diretrizes finais de aeronavegabilidade abrangem modelos como o 777 da United Airlines que apresentou problemas logo após a decolagem de Denver, nos EUA, em fevereiro de 2021. O episódio foi marcado por uma chuva de destroços que caiu sobre cidades próximas. Ninguém ficou ferido no incidente e o avião conseguiu retornar em segurança ao aeroporto.

A FAA disse que as novas diretrizes exigem inspeções e modificações aprimoradas que permitirão que os aviões Boeing 777-200 e 777-300 equipados com motores Pratt & Whitney retomem os voos após terem permanecido em solo por mais de um ano. As regras foram propostas em dezembro, após três falhas em voo relatadas em pás da hélice dos motores.

Uma diretiva exige a instalação de blindagens de detritos na parede interna do reversor de empuxo, inspeção de componentes quanto à entrada de umidade e verificações frequentes de válvulas de bomba hidráulica. Outra requer a modificação para que o motor resista a falhas das pás do ventilador do motor. Uma terceira requer ações corretivas específicas, dependendo dos resultados da inspeção.

As diretivas entrarão em vigor em meados de abril.

Em fevereiro de 2021, a agência ordenou inspeções imediatas nos aviões 777 com motores PW 4000 antes de novos voos, depois que o órgão de segurança nos transportes dos EUA (NTSB) encontrou rachada uma pá em um ventilador do motor de uma aeronave da United.

A Boeing deve agora desenvolver um boletim de serviço estabelecendo as etapas que as companhias aéreas devem seguir para atender aos requisitos. A FAA deve aprovar esse boletim antes que os aviões possam retornar ao serviço.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447500))

REUTERS BC AAJ

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