Asia

TikTok está próximo de acordo com Oracle para armazenamento de dados nos EUA

Por Echo Wang e David Shepardson

NOVA YORK/WASHINGTON (Reuters) – O TikTok está perto de fechar um negócio para que a Oracle armazene as informações de seus usuários norte-americanos nos Estados Unidos sem que sua controladora, a chinesa ByteDance, tenha acesso a esses dados, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

O acordo viria um ano e meio depois que o Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA (CFIUS, na sigla me inglês) ordenou que a ByteDance vendesse o TikTok por temores de que os dados de usuários dos EUA pudessem ser repassados ​​ao governo da China.

A ordem não foi executada após Joe Biden suceder Donald Trump como presidente dos EUA no ano passado, mas o CFIUS continuou a ter preocupações com a segurança de dados no TikTok, questão que a ByteDance agora espera resolver, disseram as fontes.

Não está claro se o CFIUS avaliará a parceria do TikTok com a Oracle como suficiente para resolver as preocupações norte-americanas, disseram as fontes.

Um porta-voz do Departamento do Tesouro dos EUA, que está à frente do CFIUS, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Oracle havia discutido a aquisição de uma participação minoritária no TikTok em 2020, quando a ByteDance estava sob pressão dos EUA para vender o aplicativo. Todos os dados de usuários do TikTok no país ficarão armazenados nos servidores da Oracle, disseram as fontes. Alguns desses dados estão atualmente armazenados no Google Cloud, da Alphabet.

Além disso, sob os termos do acordo, será montada uma equipe dedicada ao gerenciamento de dados dos EUA, que protegerá as informações dos usuários do aplicativo no país, mantendo-as fora do alcance da ByteDance, disseram as fontes.

As empresas estão discutindo uma estrutura sob a qual essa equipe não estaria sob o controle ou supervisão do TikTok, acrescentaram as fontes.

O TikTok também está explorando parcerias com outras empresas de tecnologia em firewalls e medidas de segurança cibernética, acrescentaram as fontes.

ByteDance e Oracle não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

O TikTok é um dos aplicativos de mídia social mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos globalmente. As informações dos usuários dos EUA estão atualmente armazenadas nos data centers do TikTok no estado norte-americano da Virgínia, com backup em Cingapura.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2918E-BASEIMAGE

To Top