Europe

Acordo de publicidade entre Google e Facebook é alvo de órgão antitruste na UE

Por Foo Yun Chee e Paul Sandle

BRUXELAS/LONDRES (Reuters) – Autoridades antitruste da União Europeia e britânicas lançaram investigações paralelas nesta sexta-feira sobre um acordo de publicidade online de 2018 entre Google e Facebook.

O Google, da Alphabet, e o Facebook, cuja empresa-mãe agora se chama Meta, defendem o acordo “Jedi Blue”, que, segundo a União Europeia, pode impactar rivais no setor e prejudicar editoras na busca por publicidade online.

O acordo permite que editores, como provedores de notícias, ofereçam espaço de anúncio para várias redes de anúncios simultaneamente, podendo gerar mais receita publicitária.

O acordo Jedi Blue permite que a Meta participe do programa Open Bidding do Google.

“Uma tecnologia concorrente do Open Bidding do Google pode ter sido o alvo, com objetivo de enfraquecê-lo e excluí-lo do mercado de exibição de anúncios em sites e aplicativos de editores”, disse a chefe do órgão antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, em comunicado.

“Este é um acordo pró-competitivo documentado publicamente que permite que o Facebook Audience Network (FAN) participe do nosso programa Open Bidding, juntamente com dezenas de outras empresas”, disse o Google em resposta às investigações.

“O acordo de licitação não exclusivo da Meta com o Google e os acordos semelhantes que temos com outras plataformas de licitação ajudaram a aumentar a concorrência pela posição de anúncios”, disse a Meta em comunicado.

A autoridade antitruste britânica também investiga o acordo.

O Texas e 15 outros Estados dos EUA alegaram em uma queixa antitruste contra o Google que o acordo com o Facebook foi fechado como parte de seu esforço para combater os lances de cabeçalho, usados pelas editoras com a intenção de ganhar mais dinheiro com publicidade em seus sites.

(Por Foo Yun Chee)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2A120-BASEIMAGE

To Top