Benefícios

Veja o atendimento a pessoas em situação de rua do INSS

BPC Loas inss
Joa Souza//Shutterstock.com

Veja o atendimento a pessoas em situação de rua do INSS De São Paulo (SP) – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai participar a  partir desta terça-feira do Pop Rua Jud Sampa, na Praça da Sé, no Centro da capital paulista. O mutirão vai reunir, entre os dias 15 e 17 de março, diferentes órgãos para oferecer serviços à população em situação de rua. 

O INSS levará ao mutirão uma equipe multidisciplinar, com servidores administrativos, assistentes sociais e médicos peritos. Esses profissionais estarão disponíveis para diversos tipos de atendimento, como protocolo de benefícios previdenciários, pedidos de auxílio por incapacidade temporária e de Benefícios de Prestação Continuada (BPC). 

O Instituto contará ainda com o auxílio de procuradores, que atuarão em acordos de benefícios que foram indeferidos administrativamente e depois judicializados. Para isso, o INSS terá servidores dedicados à conclusão dessas demandas judiciais. A ação conjunta vai garantir que os benefícios concedidos pelo Judiciário durante o mutirão já sejam inseridos nos sistemas do INSS, agilizando os procedimentos necessários para o pagamento dos benefícios à população em situação de rua atendida no evento. 

Além disso, servidores do Programa de Educação Previdenciária estarão presentes no mutirão para orientar e tirar dúvidas do público sobre os benefícios do INSS. 

O Pop Rua Jud Sampa é uma iniciativa do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O mutirão atende a uma proposta do Conselho Nacional de Justiça, que, a partir de uma resolução aprovada em setembro de 2021, instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Além do INSS, participam do mutirão o Juizado Especial Federal de São Paulo, a Caixa, a Prefeitura de São Paulo, a Cruz Vermelha, entre outros órgãos. 

To Top