Agro

Preços do farelo de soja têm maior queda diária em 10 anos na China

Os contratos futuros de farelo de soja da China caíram 6% na sexta-feira, a maior queda diária em 10 anos, diante de uma previsão de plantio recorde de soja nos Estados Unidos e uma liberação de reservas estatais por Pequim.

Os futuros de farelo de soja mais negociados na bolsa de Dalian caíram para 3.816 iuanes (600,59 dólares) por tonelada, seu nível mais baixo em mais de um mês. Esta semana, o mercado caiu 13%.

“Os preços vêm caindo (nos últimos dias). Depois, houve o relatório de plantio divulgado ontem”, disse Zhu Rongping, analista de agricultura da Mysteel, uma consultoria de commodities com sede na China.

“A China liberou soja das reservas estatais hoje. As chegadas de soja em abril e maio também devem ser abundantes”, disse Zhu.

O relatório de intenção de plantio do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) na quinta-feira mostrou que os agricultores dos EUA dedicariam a maior parte dos hectares registrados para a oleaginosa nesta primavera, enquanto reduziam os hectares de milho.

A China liberou 500 mil toneladas de soja de suas reservas estatais na sexta-feira, em um esforço para aumentar a oferta.

Ainda nesta sexta-feira, a China anunciou leilão de mais 500 mil toneladas de soja importada.

Os preços do farelo de soja da China tinham subido para recordes em março devido à escassez de oferta de grãos, já que o mau tempo na América do Sul limitou as exportações.

O recente aumento de casos de Covid-19 na China e as medidas adotadas para conter a doença também restringiram o transporte de farelo de soja, o principal ingrediente proteico da ração animal, aumentando os preços, disseram comerciantes.

“Os preços estavam muito altos de qualquer maneira”, disse um trader do norte da China. “Muitas unidades de esmagamento já retomaram a operação à medida que mais grãos chegaram, enquanto a demanda está estável devido aos maus lucros agrícolas.”

Os preços à vista do farelo de soja na província de Shandong caíram 10% nas últimas duas semanas, para 4.600 iuanes por tonelada na quinta-feira. Só no dia, eles caíram 80 iuanes.

A queda deve continuar, disseram analistas e traders, já que mais grãos chegam à China e a demanda do setor pecuário continua fraca.

Os suinocultores de Henan, principal produtor do norte da China, estão perdendo mais de 400 iuanes por suíno criado.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI301WQ-BASEIMAGE

To Top