Asia

Países da IEA liberarão 60 mi barris de petróleo, adicionais ao movimento dos EUA

Por Noah Browning

LONDRES (Reuters) – Os países integrantes da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) concordaram em liberar 60 milhões de barris de petróleo de suas reservas, disse o diretor do grupo nesta quarta-feira, seguindo movimento anunciado por Washington na semana passada com o objetivo de aliviar os preços após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A ação dos países da IEA, aliados dos EUA, que representam 31 países em sua maioria industrializados, com exceção da Rússia, seria a segunda liberação coordenada do grupo em um mês e a quinta na história da agência, com o objetivo de enfrentar interrupções no mercado de petróleo.

“A @IEA está avançando com uma liberação coletiva de estoque de petróleo de 120 milhões de barris (incluindo 60 milhões de barris contribuídos pelos EUA como parte de sua retirada geral de sua Reserva Estratégica de Petróleo)”, twittou o diretor executivo da IEA, Fatih Birol.

Essa foi a maior liberação de países da IEA fora dos EUA, além da maior retirada dos Estados Unidos. “Isso complementará nosso 1 milhão de barris por dia por seis meses e, claro, servirá como uma ponte até o final do ano, quando a produção doméstica aumentar”, disse uma autoridade dos EUA sob condição de anonimato.

O momento em que os 60 milhões de barris adicionais de países da IEA fora dos EUA chegariam ao mercado não ficou imediatamente claro. Birol disse que detalhes sobre contribuições específicas serão divulgados em breve.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3510I-BASEIMAGE

To Top