Europe

Alemanha tem indícios de envolvimento russo nos assassinatos de Bucha, diz fonte de segurança

BERLIM (Reuters) – O governo alemão tem indícios de que a Rússia está envolvida no assassinato de civis na cidade ucraniana de Bucha com base em imagens de satélite, disse uma fonte de segurança nesta quinta-feira.

A revista alemã Der Spiegel informou que a agência de inteligência do país interceptou mensagens de rádio de fontes militares russas discutindo o assassinato de civis em Bucha.

“É verdade que o governo federal tem indícios de execução russa em Bucha”, afirmou a fonte. “No entanto, essas descobertas em Bucha referem-se a imagens de satélite. As transmissões de rádio não podem ser claramente atribuídas a Bucha.”

A fonte não detalhou. Disse que não havia indicação de uma ordem do Estado-Maior das Forças Armadas russas em relação a Bucha.

Bucha, que fica 37 km a noroeste de Kiev, foi ocupada por tropas russas por mais de um mês após a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro. Autoridades locais dizem que mais de 300 pessoas foram mortas pelas forças russas somente em Bucha, e cerca de 50 delas foram executadas. Moscou nega as acusações.

A revista Spiegel informou que o escritório de inteligência alemão interceptou mensagens de rádio e apresentou as descobertas no Parlamento na quarta-feira, sem fornecer uma fonte para a informação.

De acordo com a publicação, havia também gravações de som adicionais cuja origem física era mais difícil de identificar, o que sugere que eventos semelhantes ocorreram em outras cidades ucranianas.

O escritório de inteligência estrangeira BND se recusou a comentar o assunto.

Um porta-voz do governo alemão não quis comentar a reportagem da Spiegel.

(Reportagem de Andreas Rinke)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI360QS-BASEIMAGE

To Top