Asia

Premiê britânico pede desculpas após multa por festa de aniversário durante lockdown

Por Michael Holden e Kylie MacLellan

LONDRES (Reuters) – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ofereceu desculpas, mas desafiou os pedidos por renúncia, nesta terça-feira, depois de ser multado por violar as regras de lockdown do coronavírus ao participar de uma reunião em seu escritório para comemorar seu aniversário.

Johnson disse que as pessoas têm o direito de esperar o melhor depois que ele, sua esposa e seu ministro das Finanças, Rishi Sunak, foram multados por violar as regras que seu governo adotou para conter a Covid-19.

“Não me ocorreu que, como eu disse, eu estava infringindo as regras. Eu agora humildemente aceito que estava”, disse Johnson. “Acho que a melhor coisa que posso fazer agora é, depois de liquidada a multa, me concentrar no trabalho e é isso que vou fazer.”

A polícia está investigando 12 reuniões nos escritórios de Johnson em Downing Street, depois que uma investigação interna constatou que sua equipe havia participado de festas não autorizadas regadas a álcool.

Johnson disse que participou de alguns dos eventos, realizados quando as reuniões eram praticamente proibidas, mas sempre negou ter cometido conscientemente qualquer irregularidade.

Sunak manifestou um “pedido de desculpas sem reservas” por quebrar as regras na mesma festa de aniversário, acrescentando que respeitou a decisão e pagou a multa.

“Lamento profundamente a frustração e a raiva causadas”, disse ele em um comunicado.

As multas de terça-feira, três das mais de 50 que os policiais disseram que vão emitir, referem-se a uma reunião em Downing Street para marcar o 56º aniversário de Johnson em 19 de junho de 2020, um evento que Johnson disse que não durou mais de 10 minutos.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3B0VY-BASEIMAGE

To Top