Europe

Biden diz que EUA estão decidindo se enviam autoridade à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na quinta-feira que o governo norte-americano irá decidir em breve se envia uma autoridade sênior até Kiev como demonstração de apoio à Ucrânia.

“Estamos tomando essa decisão agora”, disse Biden a jornalistas, enquanto se preparava para uma viagem à Carolina do Norte.

Uma fonte familiarizada com a situação disse na quarta-feira que é possível que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, ou o secretário de Estado, Antony Blinken, fossem os escolhidos para ir, mas que nem Biden ou a vice Kamala Harris têm probabilidade de ir.

Autoridades norte-americanas começaram a discutir o envio de uma autoridade importante, depois da visita bem-sucedida do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a Kiev na semana passada para conversar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenkskiy.

“Se e quando isso acontecer, vamos querer que seja de maneira muito segura”, disse o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, em uma entrevista nesta quinta-feira no Clube Econômico de Washington.

(Reportagem de Jeff Mason, Steve Holland e Trevor Hunnicutt)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3D0S8-BASEIMAGE

To Top