X

Queiroga garante manutenção de medidas contra Covid apesar de fim da emergência

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira que as políticas adotadas durante a pandemia de Covid-19 serão mantidas após o fim do estado de emergência decretado devido à doença, inclusive o uso de insumos aprovados emergencialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A Covid não acabou, nem vai acabar, pelo menos nos próximos tempos. E precisamos conviver com essa doença e com esse vírus. Felizmente parece que o vírus tem perdido a força e a letalidade”, disse Queiroga em entrevista coletiva.

“Não estamos acabando com pandemia. Se eu pudesse acabar, ela não existia. A OMS (Organização Mundial da Saúde) analisa o contexto internacional, e nós, o contexto nacional”, acrescentou.

Em um pronunciamento em rede nacional na noite de domingo, Queiroga informou que o governo federal vai suspender o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). De acordo com o ministro, as condições epidemiológicas e de atendimento de saúde no país permitem a decretação do fim da Espin.

O fim da Espin afeta legislações que foram criadas para facilitar, por exemplo, as habilitações de novos leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o repasse de recursos para Estados e municípios e a compra de insumos, como testes e vacinas, para serem distribuídos à população. De acordo com o ministro, uma portaria será editada para tratar de temas que possam ser afetados pelo fim da emergência.

Um dos temas seria o fim da validade do registro emergencial concedido pela Anvisa a medicamentos e vacinas contra a Covid-19. Segundo Queiroga, já foi pedido à agência que mantenha a validade dos registros mesmo sem a emergência. Dentre as vacinas, apenas a CoronaVac ainda tem apenas o registro emergencial. Em comunicado, a Anvisa disse que a prorrogação depende de aval da diretoria colegiada da agência.

Outro ponto destacado pelo ministro foi a intenção de manter a liberação da telemedicina, adotada durante a pandemia. A portaria que autorizou os atendimentos deverá ser reeditada.

O secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, disse que 170 portarias tinham sua validade vinculada à Espin, na sua maioria de habilitação de leitos e distribuição de recursos, e serão mantidas no caso de as habilitações ou envio de recursos não terem sido já esgotados.

Relacionadas

Já no caso da flexibilização da legislação para compra de vacinas, Cruz afirmou que o ministério já comprou o necessário para a vacinação em 2022 e a legislação não seria mais necessária.

Apesar da decisão do ministério, a Anvisa reforçou que ainda é necessário manter a vigilância epidemiológica sobre a doença por meio dos programas de testagem e mapeamento genômico do vírus em circulação no Brasil, além de lembrar a necessidade de se continuar com a vacinação.

“A medida é necessária diante da possibilidade de surgimento de novas variantes”, afirmou.

A agência disse ainda que cada pessoa deve estar atenta a medidas como higienização das mãos e uso de máscara em ambientes de risco, com aglomerações.

“Vale ressaltar que, apesar dos avanços alcançados no Brasil, muitos países ainda continuam em estado de pandemia e com índices de vacinação ainda baixos, necessitando imunizar suas populações”, finalizou.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu; reportagem adicional de Ricardo BritoEdição de Pedro Fonseca)