Benefícios

Cadastro Único agora com nova inscrição online

Arquivo-Agência Brasil

Cadastro Único agora com nova inscrição online Consultas podem ser feitas pelo site, aplicativo ou pelo telefone, veja como fazer passo a passo.

Há muitos anos recebia o benefício renda mínima, então acredito que já possuo o Cadastro Único. Mas como ter certeza? Resposta: É possível saber se está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) de três maneiras:

– pelo site do Ministério da Cidadania (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico)

– Pelo Aplicativo Meu CadÚnico

– pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania.

Veja o passo a passo para fazer a consulta pelo site e pelo aplicativo

Pelo site

Para verificar se o nome consta do CadÚnico, acesse o link: (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico) e preencha os dados solicitados (nome completo, data de nascimento, nome da mãe, Estado e cidade) e clique em “Não sou um robô”.

Depois de preencher os dados, clique em “Emitir certidão”.

Duas possibilidades de resposta

Após clicar em “emitir certidão”, existem duas possibilidades:

1) Sistema não localiza os dados:
Se os dados não forem localizados pelo sistema pode ser porque nunca houve uma inscrição no Cadastro Único mas também pode ser porque os dados digitados estão diferentes dos dados registrados no Cadastro Único para que a pessoa seja localizada.

Outro motivo para o cadastro não ser localizado é no caso de o cadastramento ter ocorrido há menos de 45 dias da consulta, pois neste caso a informação ainda não estará disponível no Consulta Cidadão.


2) Sistema localiza os dados

Nesse caso, o sistema localiza os dados e exibe o registro no Cadastro Único. A partir das informações exibidas, pode ser gerado o comprovante de cadastramento.

Pelo aplicativo

É possível também fazer a consulta pelo aplicativo Meu CadÚnico disponível nas plataformas Android e iOS

Após baixar o aplicativo, clique em “entrar”.

MEU CADUNICO, CADASTRO UNICO, CADUNICO

Insira as informações solicitadas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

Insira as informações solicitadas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

Pelo telefone

O Ministério da Cidadania disponibiliza um canal de atendimento por telefone para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico pelo número 121. O serviço de ligação é gratuito e atende chamadas de telefones fixos e celulares.

Os horários de atendimento são das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.

Para que serve o Cadastro Único?

O Cadastro Único (CadÚnico) é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Diversos programas sociais utilizam os dados do CadÚnico como Bolsa Família, auxílio emergencial, desconto na tarifa de luz, do governo federal, ou como o vale-gás e São Paulo Acolhe (programas do Estado de São Paulo de distribuição de renda). Fonte: R7

To Top