Benefícios

Como funciona o Golpe da restituição no IRPF

Golpe da restituição no IRPF 2022
Imagem ilustrativa de golpe IRPF

Como funciona o Golpe da restituição no IRPF Golpistas estão utilizando informações a respeito do Imposto de Renda de 2022 para tentar lesar os contribuintes, usando um link falso do comprovante de pagamento da restituição. O alerta foi feito nesta terça-feira, dia 4, pela Receita Federal.

No novo golpe, os criminosos tentam convencer contribuintes a confirmar um suposto cadastro para receber a restituição do IR 2022. Para dar uma impressão enganosa da autenticidade do conteúdo, usam uma imagem fraudulenta da logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br. Os golpistas ainda informam os dados para recebimento da restituição via Pix.

Em nota, a Receita Federal ressaltou que é preciso ter cuidados com correspondências enviadas por e-mail. “Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, afirmou o órgão.

Envio da declaração até o dia 31

prazo para enviar a declaração do IR 2022 foi prorrogado e vai até 31 de maio. Já o calendário de restituição foi mantido. O pagamento será feito em cinco lotes, de maio a setembro, começando também no próximo dia 31. Veja o calendário:

1º lote – 31/05/2022

2º lote – 30/06/2022

3º lote – 29/07/2022

4º lote – 31/08/2022

5º lote – 30/09/2022

Uma novidade deste ano é que a restituição do imposto pago a mais pelo contribuinte poderá ser feita via Pix, o serviço de pagamento instantâneo do Banco Central (BC). Só será aceito, porém, a chave cadastrada com o CPF. Também será possível pagar o Darf — no caso de quem deve imposto — via Pix.

To Top