Últimas Notícias

Google lança óculos capazes de traduzir conversas em tempo real

SÃO FRANCISCO, Califórnia — Uma década após a estreia do Google Glass, que tinha jeitão de ficção científica e filmava o que os usuários viam, a gigante de tecnologia do Vale do Silício acaba de lançar novos óculos capazes de realizar traduções de conversas em tempo real.

O produto foi apenas um dos diversos produtos novos que a empresa revelou em sua conferência anual de desenvolvedores, nesta quinta-feira.

Celulares sem carregadores:  Governo orienta Procons de todo o país a processarem Apple e Samsung

Parece, mas não é:  Leite condensado ganha versão mais econômica de ‘composto lácteo’

A nova aposta tem o objetivo de unir o mundo real e o universo digital da ferramenta de pesquisa, mapas e outros serviços do Google, usando os mais recentes avanços em inteligência artificial.

— Estamos trabalhando em uma tecnologia que nos permite quebrar as barreiras linguísticas, levando anos de pesquisa no Google Tradutor e trazendo isso para os óculos — contou disse Eddie Chung, diretor de gerenciamento de produtos do Google, classificando o recurso como “legenda para o mundo”.

A venda de mais este hardware pode ajudar o Google a aumentar o lucro, mantendo os usuários em sua rede de tecnologia, não precisando mais dividir as vendas de anúncios com fabricantes de dispositivos como Apple e Samsung, que ajudam a distribuir seus serviços.

Magalu:  Empresa lança sua própria fintech e passa a oferecer cartão de crédito e empréstimo de até R$ 5 mil no aplicativo

Na última quarta, o Google havia anunciado uma expansão interna significativa na área de hardware, destacada por seu primeiro smartwatch para competir com o popular produto da Apple.

O Google Pixel Watch possui uma tela circular, imitando a maioria dos relógios de pulso clássicos. O dispositivo foi desenvolvido principalmente pela Fitbit, adquirida em janeiro de 2021, e inclui integração de rastreamento de saúde baseada em Fitbit.

O Google também anunciou o lançamento de um tablet em 2023 e de um smartwatch que estará à venda no fim deste ano, revelando uma estratégia para oferecer um grupo de produtos comparáveis à Apple.

O negócio de hardware do Google, no entanto, continua modesto frente às concorrentes, tendo a empresa sua participação no mercado global de smartphones, por exemplo, abaixo de 1%, segundo o pesquisador IDC.

‘Luna’: 
Superiate de R$ 2 bilhões de oligarca ligado a Putin é apreendido na Alemanha

No entanto, investigações antitrustes em andamento em todo o mundo buscam rever o domínio da Alphabet, controladora do Google, em software móvel e outras áreas, ameaçando limitar a capacidade da empresa de ganhar força em novos empreendimentos.

A revelação dos novos óculos reflete a crescente cautela da empresa em meio ao maior escrutínio das chamadas big techs.

Fed:
Banco central dos EUA, eleva os juros em 0,50 ponto percentual, maior alta em mais de 20 anos

Novo normal:
Inflação mais alta veio para ficar, diz diretor de banco americano

Vai e volta:
BC propõe reajuste de 22% a servidores e recua da proposta no mesmo dia

Quando o Google Glass foi lançado, em 2012, paraquedistas os usaram para transmitir ao vivo um salto de um prédio em São Francisco, na Califórnia, com a empresa obtendo autorização especial para a façanha.

Desta vez, o Google mostrou apenas um vídeo do protótipo, que exibia traduções para conversas envolvendo inglês, mandarim, espanhol e linguagem de sinais americana. A empresa não especificou uma data de lançamento.

Separado do gadget, o Google havia demonstrado anteriormente um recurso que eventualmente permitiria aos usuários gravar vídeos das prateleiras das lojas com garrafas de vinho e pedir ao aplicativo de pesquisa para executar funções como identificar automaticamente opções de vinícolas de empreendedores negros, por exemplo.

Da mesma forma, os usuários, ainda este ano, poderão tirar uma foto de um produto e localizar as lojas próximas onde ele estiver disponível.

Ainda este ano, o Maps lançará uma visão imersiva para algumas grandes cidades que funde o Street View e imagens aéreas “para criar um modelo digital rico do mundo”, disse o Google.

To Top