Brasil

Forças ucranianas frustram coluna blindada russa na região de Donbas

Por Jonathan Landay

DERGACHI, Ucrânia (Reuters) – Forças ucranianas destruíram uma ponte flutuante e partes de uma coluna blindada russa enquanto tentava atravessar um rio na região de Donbas, mostraram imagens de vídeo divulgadas por militares ucranianos nesta sexta-feira, e um navio russo foi incendiado no Mar Negro.

A Ucrânia afastou tropas russas da segunda maior cidade, Kharkiv, no avanço mais rápido desde que as forças do Kremlin se deslocaram de Kiev e do nordeste há mais de um mês.

Jornalistas da Reuters confirmaram que a Ucrânia está agora no controle do território que se estende até as margens do rio Siverskyi Donets, cerca de 40 km a leste de Kharkiv. A cidade, que estava sob intenso bombardeio, está quieta há pelo menos duas semanas, mas os combates continuavam ao norte.

Bombeiros apagaram fogo da Casa da Cultura em Dergachi, 10 km ao norte de Kharkiv, nesta sexta-feira, após o que autoridades locais disseram ter sido um ataque de mísseis russos antes do amanhecer contra o prédio usado para distribuir ajuda. Voluntários lá dentro tentavam resgatar pacotes de fraldas e fórmulas infantis.

“Não posso chamar isso de nada além de ato terrorista”, disse o prefeito, Vyacheslav Zadorenko, à Reuters. “Eles queriam atingir a base onde armazenamos suprimentos e criar uma catástrofe humanitária.”

Outro míssil atingiu o prédio na quinta-feira e um bombardeio russo feriu um funcionário de uma clínica e matou um jovem casal em sua casa, afirmou ele.

A sudeste de Kharkiv, o Reino Unido disse que a Ucrânia barrou as forças russas que cruzavam o rio Siverskyi Donets, a oeste de Severodonetsk. Imagens divulgadas pelo Comando das Forças Aerotransportadas da Ucrânia pareciam mostrar vários veículos militares queimados e segmentos de uma ponte parcialmente submersa no rio e muitos outros veículos danificados ou abandonados, incluindo tanques, nas proximidades.

A Reuters não pôde verificar imediatamente o relato, nem quando ou onde ocorreu o confronto.

O Ministério da Defesa britânico disse que a Rússia está investindo esforços militares significativos perto de Severodonetsk e Izium, e tentando avançar em direção a Sloviansk e Kramatorsk para completar sua ocupação da região industrial de Donbas.

O Kremlin chama a invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, de “operação militar especial” para desmilitarizar um vizinho que ameaça sua segurança, e nega ter civis como alvo.

A Ucrânia diz que não representa ameaça para a Rússia e que as mortes de milhares de civis e a destruição de cidades e vilas mostram que a Rússia está travando uma guerra de agressão.

Na capital Kiev, esposas e parentes de combatentes ucranianos escondidos na siderúrgica de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, no sul, fizeram ato de protesto por seu resgate.

As forças russas estão bombardeando a siderúrgica, o último bastião dos defensores ucranianos em uma cidade quase totalmente controlada pela Rússia após um cerco de mais de dois meses.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4C0HD-BASEIMAGE

To Top