Últimas Notícias

Saiba o que é toner e a importância do componente para impressoras

Um dos elementos fundamentais para impressoras a laser é o toner. Não se trata de um cartucho, mas de uma “tinta em pó” que vai dentro dele. Sendo assim, toner é a carga do recipiente para o aparelho, que é de fácil remoção.

*ESCOLHA SUA IMPRESSORA NO SITE DO SHOPTIME

O componente funciona da seguinte forma: por meio de fricção, carga magnética e calor, suas partículas são transferidas para o rolo fusor e fixadas na folha durante a impressão. O toner é feito de carbono, cera de parafina e outros elementos químicos que fazem uma impressora a laser estampar textos e imagens pretas e coloridas em alta velocidade.

Cartuchos de toner são peças maiores, logo o seu rendimento também é, fazendo impressoras a laser serem mais usadas em empresas pela melhor relação custo-benefício se comparadas a modelos a tinta. Outra vantagem é não precisar esperar a impressão secar para que não borre, já que a tecnologia a laser solta a folha com a tinta na medida certa e geralmente com ainda mais precisão nos detalhes.

Impressora a laser ou tanque de tinta? Veja vantagens e desvantagens

Para identificar se o toner está acabando, basta observar se as impressões saem com falhas. Outro sinal é dado pela própria impressora que, dependendo do modelo, é uma luz piscando. Vale consultar o manual do aparelho para saber onde fica esse sinal.

Alguns modelos de impressoras a laser permitem usar um refil de toner para reabastecer a tinta, procedimento que deve ser feito com cuidado para não quebrar a máquina. Para os exemplares que não oferecem essa possibilidade, a solução é comprar um novo.

*O EXTRA e o Shoptime mantêm uma parceria comercial, que não interfere no conteúdo de nossas reportagens. Os preços mencionados podem sofrer variação, e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

To Top