Auxílio Brasil

O que é preciso fazer se a grana do Auxílio Brasil não caiu na minha conta?

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Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O que é preciso fazer se a grana do Auxílio Brasil não caiu na minha conta? A Caixa Econômica Federal já está pagando a parcela de abril do Auxílio Brasil. O valor do benefício está caindo na conta de milhões de brasileiros desde o dia 14 deste mês, quando foi anunciado pela Caixa, até o dia 29, seguindo a ordem do final do Número de Inscrição Social (NIS).

No entanto, algumas famílias estão tendo o benefício bloqueado. Isso pode acontecer principalmente quando o cadastro no CadÚnico (Cadastro Único) está desatualizado e/ou há informações inconsistentes.

Veja abaixo como descobrir e, se você se encaixar nesta situação e confira o que fazer.

Como descobrir se Auxílio Brasil foi bloqueado?

Para descobrir se você foi bloqueado no Auxílio Brasil é simples. Basta acessar o app Caixa Tem ou o aplicativo do programa e consultar se o benefício está bloqueado. Você também pode saber sua situação presencialmente no setor do CadÚnico da sua cidade e por telefone.

Antes de prosseguir, certifique-se de que o dia de seu pagamento já passou. Caso contrário, aguarde a sua vez. Eis o calendário do mês de abril:

  • NIS final 1: 14 de abril de 2022;
  • NIS final 2: 18 de abril de 2022;
  • NIS final 3: 19 de abril de 2022;
  • NIS final 4: 20 de abril de 2022;
  • NIS final 5: 22 de abril de 2022;
  • NIS final 6: 25 de abril de 2022;
  • NIS final 7: 26 de abril de 2022;
  • NIS final 8: 27 de abril de 2022;
  • NIS final 9: 28 de abril de 2022;
  • NIS final 0: 29 de abril de 2022.

O que fazer se Auxílio Brasil estiver bloqueado?

O Responsável Familiar deve contestar a suspensão dos depósitos, comprovando que todos ainda estão dentro dos critérios exigidos para o benefício.

Para isso, é preciso ir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município levando:

  • CPF ou Título de Eleitor (apenas do RF);
  • Documento de identificação (de cada membro da família);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes (se houver).

O pedido para voltar ao programa será analisado pelo coordenador do mesmo que terá um prazo de até 30 dias para te dar uma resposta.

Será feito uma revisão cadastral para verificar se os dados do CadÚnico estão atualizados, além de poder ser feita uma análise para confirmar se as informações do cadastro são consistentes com outras bases de dados, e uma revisão de elegibilidade para saber se a família segue os critérios do programa.

Como voltar para o Auxílio Brasil?

Caso tenha sido bloqueado, não há uma maneira de pedir para ser aprovado novamente no programa. Dessa forma, você precisa regularizar os dados do CadÚnico (vide item acima) e aguardar pela nova triagem do governo que acontece todos os meses antes da concessão do salário.

Para verificar se você foi aceito novamente, basta acessar o aplicativo e entrar com seu CPF e senha. Na tela inicial, toque na opção “Consulta de valores” e veja se há pagamentos a serem depositados.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o Auxílio Brasil, você pode ligar para o número 121 do Ministério da Cidadania ou para 111, o Canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa.

Auxílio Brasil não caiu na data certa?

Em caso de o benefício estar liberado na consulta, mas não ter caído na conta é recomendado que o responsável da família entre em contato com a central de atendimento do governo pelo telefone 121. Fonte: Economia Uol

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